Vasco mira em técnico português para substituir Paiva

Bandeira do Vasco da Gama (Foto: Reprodução/Vasco)

O Vasco da Gama pode estar próximo de anunciar o novo treinador do clube. O Cruz-Maltino fez sondagens ao técnico português Sérgio Conceição, multicampeão com o Porto, de Portugal. Ele chegaria para assumir o comando técnico depois que a diretoria decidiu que Rafael Paiva não permanecerá para o ano que vem.

A derrota para o Internacional foi a gota d’água na relação entre a torcida e o treinador Rafael Paiva. Em um São Januário lotado, ele foi bastante hostilizado pelas escolhas que fez e pelo terceiro revés seguido. Sob protestos, vaias e gritos de “burro” e “time sem vergonha, ele saiu do gramado e concedeu uma infeliz entrevista coletiva que acabou por sedimentar o rompimento.

Durante a entrevista, o técnico afirmou que a torcida do Cruz-Maltino “é a que mais vaia jogador”, disse que até o ídolo Roberto Dinamite já foi vaiado pelos vascaínos e finalizou pedindo para ela “entender o processo e ter paciência”. As declarações não foram bem recebidas nem pelos torcedores, tampouco pela diretoria, que analisa se ele termina o ano à frente do clube.

Com a derrota para o Colorado e a perda do título da Copa Sul-Americana do Cruzeiro, as chances de G9 já não existem mais. O Gigante da Colina é o 10° colocado no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, a 4 pontos da própria Raposa, que é o 7°. 

Mas não é apenas a diferença na pontuação que afasta o time de uma vaga na próxima Copa Libertadores da América. O mau desempenho apresentado nos últimos 13 jogos desiludiu o torcedor e exige mudanças. Em virtude disso, os mandatários vascaínos já definiram e sondaram o principal alvo para assumir o comando técnico da equipe na próxima temporada. 

Segundo o jornalista Carlos Oliveira, o português multicampeão pelo Porto, Sérgio Conceição, foi sondado por representantes do Vasco, com a  intenção de que ele comande o time em 2025. Ele tem uma passagem marcante com os Dragões, onde ficou por 7 anos, venceu 3 Campeonatos Portugueses e 4 Taças de Portugal.

Embora tenha havido um primeiro contato, ainda não foi feita nenhuma proposta. O treinador está sem clube desde que deixou o Porto ao fim da temporada passada. Com a chegada do estrangeiro, Rafael Paiva seria mantido como auxiliar técnico.