Yuri Alberto, do Corinthians, busca alcançar marcas inéditas na carreira

Yuri Alberto em ação pelo Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Yuri Alberto vive melhor temporada da carreira e mira artilharias inéditas

Aos 23 anos, Yuri Alberto atravessa sua melhor fase desde que se profissionalizou no futebol. O atacante do Corinthians já marcou 27 gols em 2024 e tem a chance de conquistar, pela primeira vez, artilharias em competições importantes. O feito coroaria uma temporada histórica e consolidaria Yuri como um dos principais atacantes do futebol brasileiro.

Até hoje, o mais próximo que Yuri chegou de uma artilharia foi no Brasileirão de 2021, quando marcou 12 gols pelo Internacional e terminou como o quinto maior goleador da competição. Agora, em alta no Timão, ele tem três possibilidades de se destacar como artilheiro:

Brasileirão: vice-artilharia em disputa

Com 11 gols marcados no Campeonato Brasileiro, Yuri está empatado com Pedro, do Flamengo, na vice-liderança da artilharia. O atacante tem apenas um gol a menos que Estêvão, do Palmeiras, líder do ranking. Como Pedro está lesionado e fora da temporada, a disputa ficará restrita a Yuri e Estêvão, com ambos tendo mais quatro rodadas pela frente para decidir quem será o goleador máximo da competição.

Mesmo com dores na coxa direita após a vitória contra o Cruzeiro, Yuri deve estar em campo no domingo, contra o Vasco, em confronto decisivo na Neo Química Arena.

Artilheiro do Brasil em 2024

No ranking geral de artilheiros da temporada no Brasil, Yuri também tem chances. Ele ocupa o segundo lugar, com 27 gols, três a menos que Pedro, que lidera com 30. Como o flamenguista não joga mais em 2024, Yuri depende apenas de seus próprios números nas rodadas finais do Brasileirão para alcançar a liderança.

Na Copa Sul-Americana, Yuri divide a artilharia com Adrían Martínez, do Racing, ambos com nove gols. O futuro desse título será definido neste sábado, quando o Racing encara o Cruzeiro na final. Caso Martínez passe em branco, Yuri terminará como artilheiro isolado ou dividirá o posto com o argentino.

A partida contra o Vasco, válida pela 35ª rodada do Brasileirão, será decisiva para o Corinthians e para Yuri. O duelo ocorre no próximo domingo, às 16h, na Neo Química Arena.