Jogos Pan-Americanos podem retornar ao Rio em 2031 com apoio de Niterói
Os Jogos Pan-Americanos de 2031 podem ser realizados no Brasil pela terceira vez na história, com o Rio de Janeiro como sede principal e Niterói recebendo algumas modalidades. A proposta foi confirmada pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, em suas redes sociais. A parceria está sendo articulada com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e seu vice, Eduardo Cavaliere.
- Campeão da Copa do Mundo é torcedor e sócio do Peñarol, adversário do Flamengo na Libertadores
- Ronaldinho Gaúcho vai ‘participar’ da Copa do Mundo de 2026
Rodrigo Neves revelou que a vice-prefeita eleita de Niterói, Isabel Sawn, que também preside a Comissão de Atletas da PanAm, já está trabalhando no projeto durante reuniões na República Dominicana.
“Essa iniciativa será extraordinária para o esporte, o turismo e a economia das nossas cidades. Bora trabalhar”, publicou Rodrigo Neves em sua conta no X (antigo Twitter).
Histórico brasileiro no Pan-Americano
Caso a candidatura seja bem-sucedida, será a terceira vez que o Brasil sediará os Jogos Pan-Americanos. A competição foi disputada no Rio de Janeiro em 2007 e, anteriormente, em São Paulo, em 1963.
A edição mais recente do evento aconteceu em 2023, em Santiago, no Chile. O Brasil teve um desempenho de destaque, conquistando o segundo lugar no quadro geral de medalhas, com 205 medalhas no total: 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze.
A realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro em 2031 promete movimentar o turismo e a economia da região, aproveitando a estrutura olímpica herdada dos Jogos de 2016. O evento também reforçaria o protagonismo esportivo do Brasil no cenário internacional, além de incentivar o desenvolvimento de novos talentos no esporte.