Após a vitória do Botafogo, veja a probabilidade do Internacional ser campeão brasileiro

Elenco do Internacional em 2024 (Foto: Reprodução/R Duarte)

Botafogo vence Palmeiras e diminui chances de título do Internacional no Brasileirão

A vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre o Palmeiras, na noite desta terça-feira (26), no Allianz Parque, provocou mudanças significativas na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado válido pela 36ª rodada, o alvinegro carioca saltou para 75% de chances de conquistar a taça, segundo projeções do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até a rodada anterior, essa probabilidade era de 33,1%.

Por outro lado, a derrota complicou a situação do Palmeiras, que viu suas chances de título caírem de 64,2% para 24,1%. O Internacional e o Fortaleza aparecem com percentuais residuais, inferiores a 1%.

A campanha do Botafogo, que chegou a liderar grande parte do campeonato, voltou a ganhar força na reta final. O time agora depende apenas de si para conquistar o título nas duas rodadas restantes.

O alvinegro encara o Internacional, fora de casa, antes de fechar a competição contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos. Já o Palmeiras precisa vencer os dois jogos que restam – contra o Cruzeiro, no Mineirão, e o Fluminense, no Allianz Parque – e torcer por tropeços do Botafogo.

Além da disputa pelo título, a briga contra o rebaixamento também ganhou novos contornos. Com Cuiabá e Atlético-GO já confirmados na Série B de 2025, Bragantino e Criciúma são os mais ameaçados de cair. O time de Bragança Paulista tem 69,9% de risco, enquanto os catarinenses aparecem com 66,1%, de acordo com os cálculos da UFMG.

As projeções matemáticas consideram o desempenho histórico das equipes no campeonato e realizam simulações dos jogos restantes, levando em conta o mando de campo. Os resultados dos próximos confrontos serão decisivos tanto para a definição do campeão quanto para os clubes que tentarão evitar o rebaixamento.

O Internacional enfrenta o Flamengo no próximo dia 1, pela 36° rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã.