Como Luiz Araújo, do Flamengo, afetou na classificação da Série B em 2025

Luiz Araújo em treino do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Entenda o motivo

O Mirassol, que faz sua estreia na Série A, tem um projeto muito bem fundamentado que permitiu ao time ascender da Série D à primeira divisão em apenas cinco anos. Essa trajetória começou com a venda de Luiz Araújo, atualmente jogador do Flamengo.

Luiz Araújo se destacou no Flamengo antes de sofrer uma lesão que o afastou dos gramados por mais de dois meses, sendo um dos responsáveis pelo sucesso do Mirassol até agora.

Embora tenha iniciado sua carreira profissional no São Paulo, Luiz Araújo passou um período nas categorias de base do Mirassol e integrou o time da capital com 30% de seus direitos ainda vinculados ao clube do interior.

Foto: Divulgação/Libertadores

No final de 2017, ele foi vendido ao Lille, da França, gerando uma arrecadação de 8 milhões de reais para o Mirassol. Dessa quantia, o clube do interior aplicou 5,4 milhões na construção de seu centro de treinamento, que atualmente é considerado um dos mais modernos fora da região metropolitana de São Paulo.

O Centro de Treinamento do Mirassol, com uma área de 1,5 mil m2, possui quatro campos, 20 alojamentos, cápsula de flutuação, chuveiros, refeitório, cozinha, sala de jogos, sala de diretoria, lavanderia, academia, fisioterapia, fisiologia, piscina, estacionamento e vestiários para a comissão técnica, atletas profissionais e de base.

O Mirassol subiu à elite do Brasileirão ao terminar em segundo lugar na Série B, um ponto atrás do vencedor Santos. A equipe do interior de São Paulo, pela primeira vez na elite do futebol brasileiro, vai enfrentar o Flamengo, uma vez que os times nunca se enfrentaram antes.

O Mirassol foi fundado em 1925, havia acabado de alcançar a elite do Paulistão pela segunda vez em sua história a primeira ocorreu de 2008 a 2013 e ficou famoso por vencer o Palmeiras por 6 a 2 no estadual de 2013, ano em que foi relegado à Série A2.