Vídeo: ex-técnico do Flamengo manda recado para Fernando Diniz, do Cruzeiro

Vanderlei Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo (Foto: Divulgação/Vasco)

Luxemburgo critica estilo de Fernando Diniz e aponta falta de repertório no Cruzeiro

O técnico Vanderlei Luxemburgo, um dos nomes mais marcantes da história do futebol brasileiro, fez duras críticas ao trabalho de Fernando Diniz no comando do Cruzeiro. Em entrevista ao Charla Podcast, Luxa destacou os pontos positivos do treinador, mas não poupou comentários sobre o que considera falhas no modelo de jogo da equipe celeste, que vive uma fase complicada, com apenas duas vitórias nos últimos 11 jogos e a recente derrota na final da Copa Sul-Americana.

Luxemburgo elogiou a filosofia ofensiva de Diniz, mas apontou que o estilo de jogo adotado pelo técnico está desgastado e facilmente previsível pelos adversários:

“O Diniz encontrou um jeito de jogar, mas ele não consegue implementar aquilo toda hora. Ele tem que ganhar. O modelo dele, todos identificaram. Está muito copiado, estudado, não é novidade. Vejo ele muito bom, competente. Acho que é legal ele fazer algo que ele pensa, mas não é dessa forma que funciona”, afirmou Luxemburgo.

O ex-treinador também destacou a necessidade de Diniz diversificar sua estratégia e adaptar o esquema tático conforme o adversário:

“O treinador tem que ter uma versatilidade muito grande, jogar de acordo com aquilo que os adversários vão jogar. Não existe isso de espelhar e achar que vai vencer. Ele ganhou algumas competições, mas perdeu muitos jogos pela maneira de jogar. Tomou muitos gols em função daquela exigência que ele tem de sair para jogar. Aquilo, já descobriram”, completou.

Luxemburgo comandou o Cruzeiro em três períodos distintos: 2002, 2015 e 2021. Sua passagem mais vitoriosa foi a primeira, quando conquistou a tríplice coroa em 2003, vencendo o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Em suas outras passagens, o técnico não conseguiu repetir o sucesso e enfrentou dificuldades, especialmente em 2021, durante a disputa da Série B.