Em um evento realizado no Salão Nobre do Pacaembu, no começo de novembro, os 16 clubes que disputam o Campeonato Paulista descobriram os adversários que enfrentarão na primeira fase da competição.
- Declaração de Abel, reação dos jogadores e alteração importante: as últimas notícias do Palmeiras
- Declaração de Weverton, recado de Abel e situação de Marcos: as últimas notícias do Palmeiras
O formato de disputa continua o mesmo. Os 16 times são divididos em 4 grupos iguais e enfrentam as equipes dos outros grupos, totalizando 12 rodadas. Os dois primeiros colocados avançam à próxima fase, onde o primeiro enfrenta o segundo colocado do grupo, nas quartas de final.
No mata-mata, havia a discussão de determinar quem avançaria no torneio com base no melhor desempenho na fase de grupos. Mas acabou se determinando que em caso de igualdade, o confronto será decidido em penalidades máximas.
As quartas de final e semifinais serão decididas em jogo único, enquanto que a final continuará a ser disputada em duas partidas de ida e volta.
Os valores da premiação para o campeão e vice-campeão devem ser mantidos. Em 2024, o Palmeiras recebeu 5 milhões de reais da Federação Paulista de Futebol (FPF), além do troféu e das medalhas. Já o vice-campeão, o Santos, ficou 1,65 milhão de reais pela colocação. São Paulo e Bragantino, os dois times eliminados nas semifinais receberam 500 mil reais cada.
Outra novidade na disputa da próxima temporada é o calendário. Por conta do Super Mundial de Clubes que acontecerá no meio de 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu adiantar o início do Campeonato Brasileiro, que começará em 29 de março. Por isso, a primeira data do Paulistão será no dia 15 de janeiro.
Os grupos do Paulistão 2025
- Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol e Botafogo-SP
- Grupo B: Santos, Red Bull Bragantino, Portuguesa e Guarani
- Grupo C: São Paulo, Novorizontino, Água Santa e Noroeste
- Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube