FIFA abre votação para o melhor do mundo; veja como votar

Taça da Copa do Mundo da FIFA (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta última quinta-feira (28), a FIFA iniciou a votação para selecionar os melhores jogadores e jogadoras do mundo na temporada 2023/2024, por meio do prêmio “The Best FIFA Awards”.

Nesse sentido, capitães e treinadores das 211 associações filiadas, juntamente com jornalistas e torcedores, podem votar em 11 atletas masculinos e 11 femininas, previamente escolhidos por um painel de especialistas. Ademais, a eleição inclui categorias específicas para goleiro e treinadora.

Embora a lista oficial ainda não tenha sido divulgada, apurações indicam que Vinícius Júnior, do Real Madrid, e Rodri, do Manchester City, estão entre os indicados. Além disso, ambos disputam o título de melhor jogador na premiação Bola de Ouro, recentemente conquistada por Rodri.

O período de votação, que se estende até 10 de dezembro, permite que os eleitores utilizem um aplicativo disponível para dispositivos móveis. Cada associação deve orientar seus representantes sobre o processo.

Além disso, as atuações dos jogadores consideradas na avaliação abrangem o período de 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024, incluindo eventos como a Champions League, vencida pelo Real Madrid, e a Eurocopa, conquistada pela Espanha.

Como funcionará a votação?

Os eleitores, compostos por jornalistas, capitães e treinadores, podem selecionar três jogadores e três jogadoras de suas listas. Paralelamente, a votação para torcedores estará disponível em breve no site oficial da FIFA.

Segundo comunicado oficial, cada grupo de eleitores – treinadores, capitães, jornalistas e torcedores – possui igual peso na votação, representando 25% do total, independentemente do número de participantes em cada segmento.

Na última edição, em Londres, o painel de especialistas definiu cinco candidatos em cada categoria para a votação final. Embora a FIFA tenha considerado mudanças no formato do prêmio após críticas na edição passada, decidiu manter o método de seleção. Além disso, Lionel Messi, vencedor da última edição, não compareceu à cerimônia, o que levantou questionamentos.

Criado em 1991, o prêmio FIFA de melhor jogador do mundo teve como primeiro vencedor o alemão Lothar Matthäus. Ele foi reconhecido por sua atuação na Copa do Mundo de 1990. Entre 2010 e 2015, a premiação organizou-se em parceria com a revista France Football, resultando no “FIFA Bola de Ouro”. Em 2016, o evento passou a se chamar “The Best FIFA Awards”.

Desde então, a votação conduzida por jornalistas, treinadores, capitães das seleções e torcedores reflete a diversidade do futebol mundial. O último brasileiro a conquistar o prêmio foi Kaká, em 2007, por suas atuações no Milan. Além dele, outros vencedores brasileiros são Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.