Flamengo toma atitude para minimizar torcida adversário em seu novo estádio

Estádio do Flamengo (Foto: Reprodução/Flamengo)

Recentemente, a diretoria do Flamengo apresentou os detalhes do projeto para o novo estádio. O presidente Rodolfo Landim liderou a reunião, que contou com a presença de sócios do clube, junto com o vice-presidente geral e jurídico, Rodrigo Dunshee, e o vice-presidente de Patrimônio, Marcos Bodin. A empresa Arena Events + Venues elaborou o estudo que serviu de base para o planejamento.

Nesse sentido, um dos destaques envolveu o setor reservado aos torcedores visitantes. Esse espaço terá uma acústica menos eficiente, favorecendo o ambiente para a torcida da casa. Além disso, o clube definiu uma estrutura flexível para ajustar a capacidade desse setor, que poderá receber entre mil e nove mil torcedores conforme a necessidade.

b0b59c97-a09a-40b3-bb3f-1896f2d86d5b

Estrutura acústica e projeções financeiras

O setor Norte, destinado à torcida do Flamengo, utilizará tecnologia acústica para amplificar o som em até 16 decibéis acima da média de outros estádios. Nesse sentido, o clube projeta uma arrecadação de R$ 2,467 bilhões. Para alcançar essa meta, o planejamento inclui a venda de direitos de nome, comercialização antecipada de cadeiras e camarotes e a exploração do potencial construtivo da área da Gávea.

O investimento necessário para o projeto atingirá R$ 1,93 bilhão. O clube incluirá no orçamento gastos com a aquisição do terreno, fundações, estrutura, urbanização, gramado, paisagismo e outros itens essenciais para a construção.

f9a80a1b-ec4c-4323-88ae-dc9af5a6f08a-2

Características técnicas e operacionais

O estádio acomodará 78 mil torcedores e terá altura equivalente a um prédio de 20 andares. Entre os assentos, 24 mil ficarão em setores populares atrás dos gols. Além disso, o projeto prevê 27 elevadores, 16 rampas e 6.200 m² de painéis de LED, incluindo um painel interno com visão 360º e um telão externo para interagir com os torcedores.

82708c03-a6b2-4ce0-8f4e-f5dabd311647

A arena funcionará diariamente, oferecendo 1.600 vagas de estacionamento, 154 camarotes, cinco restaurantes, bares, megastores e 90 espaços comerciais. Além disso, o projeto reserva 25.000 m² para eventos e negócios. Também é válido destacar que alguns assentos ficarão a menos de sete metros do campo, garantindo maior proximidade e uma experiência única.