Jogador do Botafogo é indicado ao FIFA The Best

Thiago Almada é apresentado pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Thiago Almada é indicado ao prêmio The Best e faz história pelo Botafogo

A Fifa anunciou nesta quinta-feira os indicados ao prêmio The Best, que reconhece os melhores jogadores do mundo em 2024. Entre os meias, a presença de Thiago Almada, do Botafogo, surpreendeu e marcou um momento histórico: ele é o primeiro jogador do clube a ser indicado para a seleção do ano do prêmio.

Almada chegou ao Botafogo no meio de 2024 como a contratação mais cara da história do futebol brasileiro. O clube desembolsou US$ 25 milhões (cerca de R$ 137,4 milhões) junto ao Atlanta United para contar com o argentino, que rapidamente assumiu um papel de protagonismo na equipe comandada por Artur Jorge. Até agora, o camisa 23 disputou 22 partidas, com três gols e uma assistência.

O argentino está entre 22 nomes indicados para a votação que definirá os três melhores meias da temporada.

Além de Thiago Almada, concorrem ao prêmio: Acosta (FC Cincinnati), Baena (Villarreal), Bellingham (Real Madrid), Çalhanoglu (Inter de Milão), Camavinga (Real Madrid), Foden (Manchester City), Ganso (Fluminense), Kroos (Real Madrid), Kubo (Real Sociedad), Fermín López (Barcelona), Odegaard (Arsenal), Dani Olmo (Barcelona), Palmer (Chelsea), Pulisic (Milan), Rice (Arsenal), Rodri (Manchester City), James Rodríguez (Rayo Vallecano), Fabián Ruiz (PSG), Valverde (Real Madrid), Wirtz (Bayer Leverkusen) e Xhaka (Bayer Leverkusen).

Embora seja a primeira vez que um jogador do Botafogo concorre à seleção do ano do The Best, o clube já foi reconhecido em premiações da Fifa. Em 2000, Garrincha, um dos maiores ídolos alvinegros, foi incluído no time dos sonhos da história do futebol pela entidade máxima do esporte.

Além do prêmio individual de melhor jogador do mundo, a Fifa também reconhece o time ideal da temporada. Thiago Almada busca consolidar sua presença entre os três melhores meias do ano e seguir fazendo história com a camisa alvinegra, tendo uma grande oportunidade neste sábado (30), quando jogará a final da Libertadores contra o Atlético-MG e poderá ajudar o Fogão a conquistar A Glória Eterna.