Augusto Melo: Conselho do Corinthians abre novo processo para impeachment

Augusto Melo durante coletiva de imprensa do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/ Corinthians)

Corinthians enfrenta novo processo de impeachment contra Augusto Melo

O Conselho Deliberativo do Corinthians acatou a abertura de um novo processo de impeachment contra o presidente Augusto Melo. Desta vez, o pedido foi protocolado pelo Conselho de Orientação Fiscal (CORI), que aponta irregularidades administrativas. Agora, a abertura do processo seguirá o rito previsto no estatuto do clube, com prazos para defesa e possível votação.

O Conselho de Ética terá cinco dias para notificar o presidente, que terá outros dez dias para apresentar sua defesa. Após esse prazo, o mesmo órgão avaliará se encaminha ou não o caso para votação no plenário do Conselho Deliberativo. O processo é distinto do impeachment que será votado nesta segunda-feira, relacionado à polêmica envolvendo o patrocínio da casa de apostas VaideBet.

Segundo o CORI, a nova solicitação de impeachment foi motivada pela ausência de documentos financeiros obrigatórios, incluindo balanços auditados, que não foram apresentados pela diretoria. O balancete do segundo trimestre deste ano foi reprovado pelo órgão, que apontou informações inconsistentes e a falta de relatórios essenciais. O pedido está embasado no artigo 106 do Estatuto Social do Corinthians, que trata das responsabilidades administrativas do presidente.

O relatório entregue pelo CORI detalha as irregularidades em 26 páginas, destacando a gravidade da situação e reforçando a necessidade de destituição de Augusto Melo. Vale lembrar que o CORI é composto por ex-presidentes e conselheiros eleitos, além de membros vitalícios. Mesmo tendo maioria no órgão no início de sua gestão, Augusto Melo perdeu apoio ao longo do ano, o que contribuiu para a abertura deste novo processo.

Se ambos os processos seguirem para votação e o impeachment for aprovado, Augusto Melo poderá ser destituído ainda neste ano.