Artur Jorge se torna o terceiro português a conquistar a CONMEBOL Libertadores com um time brasileiro
Neste sábado (30), Artur Jorge alcançou o maior feito de sua carreira ao comandar o Botafogo na conquista da CONMEBOL Libertadores. Com uma vitória histórica por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, o técnico português se tornou o terceiro de seu país a conquistar o título mais importante da América do Sul com um time brasileiro. Antes dele, Jorge Jesus levou o Flamengo ao título em 2019, e Abel Ferreira fez história com o Palmeiras ao conquistar a Libertadores em 2020 e 2021.
A vitória do Botafogo também mantém uma curiosa estatística: todos os técnicos portugueses que chegaram às finais da Libertadores com clubes brasileiros saíram campeões, enquanto os argentinos, como Gabriel Milito, ficaram com o vice-campeonato. A conquista do Glorioso, portanto, reforça a hegemonia portuguesa na competição.
Este é o segundo título de Artur Jorge na carreira. Antes de chegar ao Brasil, ele já havia vencido a Taça de Liga de Portugal com o Braga, na temporada 2023/24.
Agora, com o Botafogo, ele tem a chance de adicionar mais um troféu importante à sua galeria, pois o time carioca lidera o Campeonato Brasileiro, com três pontos de vantagem sobre o Palmeiras, a duas rodadas do fim da competição.
A conquista da Libertadores coroa uma temporada brilhante de Artur Jorge no comando do Botafogo, e o técnico agora concentra suas forças na busca pelo título brasileiro, que pode se concretizar nas próximas semanas.
Por fim, Artur Jorge conquistou a taça Libertadores com o Botafogo em 2024. Neste sábado (30), o Glorioso derrotou o Atlético-MG por 3 a 1, jogando com um a menos desde o primeiro minuto de jogo.