A conquista do título da Libertadores pelo Botafogo em Buenos Aires foi muito além das quatro linhas. Para o apresentador André Rizek, que acompanhou de perto a vitória do Glorioso, o destaque maior ficou por conta da torcida alvinegra.
Mais de 40 mil botafoguenses invadiram o estádio Monumental, transformando a final em um espetáculo inesquecível e reafirmando a grandeza de uma torcida que nunca abandonou o clube, mesmo nos momentos mais difíceis.
Uma invasão que transcende números
“Estou aqui, mais rouco que o Pereio, para falar da razão de ser do Botafogo: sua gente”, afirmou Rizek. Para ele, a torcida do Botafogo não apenas manteve viva a grandeza do clube em momentos difíceis, como rebaixamentos e períodos sem títulos, mas também transformou a final da Libertadores em um espetáculo.
“Foi movido por amor e muita confiança que milhares de alvinegros invadiram Buenos Aires”, destacou.
Essa invasão monumental impressionou não apenas pela quantidade – mais de 40 mil torcedores –, mas pela emoção que carregava. Segundo Rizek, “junto com eles, a memória de tanta gente que não está mais aqui, levada por filhos e netos em sinal de gratidão por serem Botafogo”.
Sentimento acima de qualquer estatística
Vale destacar que Rizek fez questão de ressaltar que o amor pelo Botafogo não pode ser medido por pesquisas sobre o tamanho da torcida. “Porque junto com as derrotas, veio o movimento para ridicularizar a torcida”, relembrou, referindo-se às antigas piadas sobre o clube.
Ainda assim, os alvinegros demonstraram que o sentimento pelo time supera qualquer estatística ou provocação.
Uma glória para ser lembrada
“Botafoguense é sujeito de sorte. Ano passado morreu, mas esse ano não morre”, finalizou André Rizek, exaltando não apenas a conquista histórica, mas a essência de uma torcida que transformou o Monumental de Núñez em um pedaço de General Severiano.
Confira na íntegra a homenagem de André Rizek para a apaixonada torcida do Botafogo!
Discurso de André Rizek sobre o título da Libertadores do Botafogo.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) December 2, 2024
🎥 @geglobo pic.twitter.com/1qqyMIeEIX