CBF muda de ideia sobre jogo entre Cruzeiro e Palmeiras

Troféu do Brasileirão (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

Depois de decretar que o jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, desta quarta-feira (4), seria realizado de portões fechados, a CBF mudou de ideia e, agora, deseja que ambas as torcidas marquem presença no Mineirão.

Em ofício emitido nesta terça-feira (3), destinado ao Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, à Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e ao Presidente da Federação Mineira de Futebol, a Confederação Brasileira de Futebol solicitou a presença das duas torcidas no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras.

Em nota, a CBF informou, ainda, que deliberou a realização do jogo com portões fechados após recomendações do Ministério Público de Minas Gerais, e garantiu não ter recebido “qualquer comunicação formal da PMMG sobre a identificação de riscos de segurança em relação à presença de torcidas na partida em referência”.

O documento assinado pela Confederação Brasileira de Futebol foi publicado pelo jornalista Pedro Ivo Almeida.

A deteminação de portões fechados por parte da CBF foi divulgada no dia 1 de dezembro. A decisão se baseou nos episódios violentos que ocorreram em São Paulo, quando integrantes de uma torcida organizada do Palmeiras fizeram uma emboscada para os cruzeirenses, culminando na morte de um torcedor do clube mineiro.

O Ministério Público de Minas Gerais recomendou o banimento da organizada do Palmeiras, e a Federação Mineira de Futebol disse sempre ter seguido as recomendações do MP.

O jogo é de extrema importância para ambos os times, visto que o Palmeiras ainda mantém vivo o sonho do título – que seria o tricampeonato consecutivo -, e o Cruzeiro não jogou a toalha na busca por uma classificação direta para a Libertadores 2025.

Após a decisão de ter portões fechados, o Palmeiras emitiu uma nota oficial e se manifestou contrário à atitude. Apesar disso, às vésperas do embate, ainda não se sabe se será permitida a presença de torcedores – mandantes e visitantes – no Mineirão.

Veja a nota do Palmeiras:

“A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que recebeu, neste domingo (1), ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinando que o jogo de quarta-feira (4) contra o Cruzeiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, seja disputado com portões fechados no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

O Palmeiras acatará a decisão da entidade, tomada em favor da isonomia após o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) recomendar a realização da partida com torcida única do Cruzeiro, mas lamenta que as autoridades de segurança pública do referido estado não tenham apresentado um plano que pudesse garantir a presença de palmeirenses e cruzeirenses no estádio.

É inaceitável que um conflito entre organizadas ocorrido em uma rodovia (em um dia no qual nem Palmeiras nem Cruzeiro entraram em campo) acabe por penalizar ambos os clubes, bem como todos os torcedores que pretendiam comparecer ao Mineirão para incentivar suas equipes em um jogo de caráter decisivo.

Não será com medidas paliativas que vamos coibir condutas criminosas; para tanto, além da aplicação de punições severas contra os infratores, faz-se necessário, também, um esforço maior do poder público”.