Corinthians aumenta chances de vaga na Libertadores e depende só de si para garantir classificação
O Corinthians viu suas chances de classificação para a Libertadores dispararem após os resultados da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória de virada sobre o Criciúma no último sábado, fora de casa, o Timão subiu para a oitava posição, com 50 pontos, mesma pontuação do Bahia, mas atrás nos critérios de desempate. Agora, a equipe depende apenas de si para garantir vaga no torneio continental.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a probabilidade do Corinthians se classificar para a Libertadores saltou de 36,8% para 81,4%. O aumento se deve, principalmente, ao título do Botafogo na Libertadores, o que abriu mais uma vaga no Brasileirão, e ao tropeço do Cruzeiro diante do Red Bull Bragantino.
O Corinthians precisa vencer seus dois últimos jogos para não depender de outros resultados. A equipe encara o Bahia nesta terça-feira (3), na Neo Química Arena, em confronto direto, já que o time baiano ocupa a sétima posição. A vitória é fundamental, já que o empate mantém a disputa aberta e favorece o Bahia nos critérios de desempate.
Além disso, o Timão torce por uma vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro, no Mineirão, na quarta-feira. Se o Corinthians vencer o Bahia e o Palmeiras derrotar o Cruzeiro, o time paulista estará automaticamente garantido na Libertadores, independentemente da última rodada.
Caso o Cruzeiro empate com o Palmeiras, a situação ainda será favorável ao Corinthians, mas a vaga poderá ser decidida pelo saldo de gols na última rodada, dependendo dos resultados.
De acordo com a UFMG, 54 pontos praticamente garantem a vaga na Libertadores. O Corinthians pode alcançar essa pontuação com uma vitória e um empate nas últimas rodadas. Além disso, uma combinação de resultados também pode garantir ao Timão a participação na próxima edição da Copa do Brasil.