Ídolo do Palmeiras quase jogou pelo Corinthians

Escudo do Palmeiras (Foto Reprodução/Instagram)

Zé Roberto relembra início da carreira e destaque no Palmeiras

Zé Roberto, ex-jogador com passagem marcante pelo Palmeiras, quase teve sua carreira iniciada no rival Corinthians. Em entrevista ao canal Desimpedidos, ele revelou que, caso não fosse aprovado na peneira da Portuguesa, sua mãe já tinha um plano alternativo: uma tentativa no Corinthians.

“Ela trabalhava perto dos dois clubes e fez minha inscrição para as peneiras”, contou Zé Roberto, que nasceu em São Miguel, na Zona Leste de São Paulo, próximo à Neo Química Arena.

No entanto, foi na Portuguesa que sua trajetória começou, na década de 1990. Ao lado de nomes como Rodrigo Fabri, Zé Roberto foi vice-campeão brasileiro em 1996, quando a equipe do Canindé perdeu a final para o Grêmio. Posteriormente, o ex-meia construiu uma carreira internacional destacada, com passagens por clubes como Real Madrid, Bayern de Munique e Santos, além de atuar na seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006.

A passagem de Zé Roberto pelo Palmeiras também é marcante. Com a camisa alviverde, ele conquistou a Copa do Brasil de 2015 e o Campeonato Brasileiro de 2016. Além disso, foi no Verdão que se despediu dos gramados, em 2017, aos 43 anos. O discurso motivacional “O Palmeiras é grande”, proferido durante uma reformulação no elenco, ficou eternizado entre os torcedores e simbolizou seu papel como líder da equipe.

“Bater no peito e falar que o ‘Palmeiras é grande’ é pela história, né? O clube estava passando por uma reformulação, eu precisava motivar os atletas que estavam chegando. Jogar no Palmeiras foi uma realização muito grande”, recordou Zé Roberto em entrevista ao Arena SBT em 2021.

Além dos títulos conquistados e dos 13 gols marcados em 133 jogos pelo Palmeiras, sua liderança e identificação com o clube marcaram sua trajetória. No currículo, Zé Roberto também contabiliza passagens por Flamengo, Bayer Leverkusen, Al-Gharafa e Grêmio, consolidando-se como um dos grandes nomes do futebol brasileiro.