Inteligência artificial crava grupo do Manchester City no Mundial de Clubes de 2025

Troféu do Super Mundial de Clubes da Fifa Imagem: Divulgação/Fifa
Troféu do Super Mundial de Clubes da Fifa Imagem: Divulgação/Fifa

O portal de notícias Gávea News consultou uma inteligência artificial especializada em análises esportivas para simular os possíveis grupos do Mundial de Clubes da FIFA 2025. As simulações foram realizadas com base nas regras oficiais que serão utilizadas no sorteio, que acontece nesta quinta-feira (5), às 15h (horário de Brasília).

Seguindo os critérios estabelecidos pela FIFA, como a proibição de times da mesma confederação na mesma chave (exceto clubes da UEFA) e a distribuição direcionada de equipes por potes, a IA elaborou cenários realistas.

Resultado do Grupo do Manchester City

Manchester City (Inglaterra, UEFA – Pote 1)

RB Salzburg (Áustria, UEFA – Pote 2)

Wydad Casablanca (Marrocos, CAF – Pote 3)

Seattle Sounders (Estados Unidos, CONCACAF – Pote 4)

Como funciona o sorteio?

Os times foram divididos em quatro potes, com oito equipes em cada. Eles serão distribuídos em oito grupos. No pote 1, dos cabeças de chave, estão Flamengo, Palmeiras e Fluminense, junto com o River Plate-ARG, melhores colocados do ranking sul-americano criado pela Fifa com base no desempenho nas quatro últimas edições da Libertadores (2021 a 2024). O Botafogo está no pote 3, junto com o Boca Juniors-ARG.

O critério utilizado foi colocar europeus e sul-americanos no pote 1, quatro de cada, usando o ranking para definir os selecionados – os quatro melhores europeus e os quatro melhores sul-americanos.

No pote 2 só entrou europeu, para facilitar a divisão na hora do sorteio, enquanto as demais equipes se distribuíram nos outros dois potes com base nos rankings continentais, dois de cada continente em cada. No pote 4 ficaram o Inter Miami, indicado dos EUA, o país-sede, e o Auckland City, da Nova Zelândia, representante isolado da Oceania.

Os participantes de uma mesma confederação não podem cair na mesma chave, com exceção da Europa, que tem 12 participantes. O limite são dois europeus por grupo. Portanto, os brasileiros não se enfrentaram na primeira fase da competição, segundo apurou o Gávea News.