A declaração de Memphis Depay, do Corinthians, envolvendo Juninho Pernambucano, ídolo do Vasco

Memphis Depay com a camisa do Corinthians em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Depay expõe mágoa com Juninho Pernambucano

Memphis Depay marcou mais um gol de falta pelo Corinthians, selando a vitória por 3 a 0 contra o Bahia na terça-feira (3), e contribuindo para a classificação da equipe para a próxima CONMEBOL Libertadores.

As cobranças diretas são uma especialidade do atacante holandês, que compartilhou, em entrevista na zona mista da Neo Química Arena, quais jogadores o inspiram ao executar faltas.

O ídolo do Corinthians mencionou o português Cristiano Ronaldo, atualmente no Al Nassr, na Arábia Saudita, além do brasileiro Neymar, que joga pelo Al Hilal, também saudita. Outro brasileiro que ele citou foi Juninho Pernambucano, mas Memphis decidiu “vetá-lo” da lista de inspirações.

Memphis Depay durante apresentação no Corinthians (Foto: Jose Manoel Idalgo/Corinthians)

“Antigamente, era o Cristiano Ronaldo. Ele marcava muitos gols, e eu treinei muito esse tipo de [cobrança de] falta. Agora, não treino tanto e fiquei muito tempo sem fazer muitos gols de falta. Mas eu diria Cristiano Ronaldo. Eu diria Juninho [Pernambucano], mas nós não temos uma boa relação, então, não o menciono”, falou o corintiano.

“Neymar bate lindas faltas, com mais controle. Acho que esses caras. Mas, antigamente, era o Cristiano Ronaldo, quando ele fazia aquelas bolas que morriam [faz o sinal com a mão da bola que cai depois da barreira]”, completou.

Depay também ressaltou que, apesar dessas influências notáveis, precisou desenvolver um método próprio para ter sucesso nas cobranças.

“Para ser honesto, você tem que desenvolver sua própria habilidade. Eu tentei chutar como os outros, mas não funcionou. Tenho que chutar como eu mesmo, é minha qualidade. Hoje, a bola entrou e foi uma das melhores faltas da minha carreira.”

Qual a treta entre Memphis Depay e Juninho Pernambucano?

Memphis Depay atuou pelo Lyon durante o período em que Juninho Pernambucano ocupava o cargo de diretor do time francês. O jogador holandês, que não renovou seu contrato com o time, transferiu-se para o Barcelona.

Depois da partida de Memphis, Juninho concedeu uma entrevista onde explicou que a não renovação do contrato ocorreu devido a um pedido do holandês para que o time fosse formado em sua volta.

“Memphis queria um time para ele. Não é uma crítica. Eu tinha um bom relacionamento com ele. Por outro lado, toda a equipe tinha que girar em torno dele e isso é muito difícil mesmo. Há apenas quatro jogadores no mundo onde você tem que fazer tudo por eles: Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e Mbappé. Se você tiver um deles, gire o time em torno deles. Acho que Memphis é ótimo, mas não no nível desses quatro. E acho que ele teve que trabalhar mais sem a bola, afirmou Juninho.”

Durante uma conversa com o L’Equipe, um jornal francês, Memphis também criticou o Lyon e expressou seu desejo de deixar o clube para se juntar a uma equipe de maior renome, mencionando inclusive o PSG, principal rival do Lyon na França.

“Desejo uma nova transferência para um clube de grande nível nesta janela. O Lyon é um grande clube, mas não está entre os cinco melhores da Europa. Quero ir para um clube como Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Manchester City, Paris Saint-Germain ou Bayern de Munique, garantiu.”

Memphis defendeu o Lyon de 2017 a 2021, participando de 177 partidas e marcando 76 gols. Depois de um período na equipe francesa, ele se transferiu para o Barcelona, onde jogou 42 partidas e anotou 14 gols. O Atlético de Madrid foi seu último clube antes de se transferir para o Corinthians, onde permaneceu por uma temporada antes de ser dispensado.