É oficial! Santos confirma sua primeira contratação para 2025

Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

Peixe tem novo gerente de futebol

Na última terça-feira (3), o Santos anunciou, de forma oficial, a chegada de Guilherme Sousa como novo gerente de futebol do clube. Guilherme fará parte do Departamento de Futebol, trabalhando ao lado de Paulo Bracks, CEO, Alexandre Gallo, coordenador de futebol, e Leo, que exerce a função de assessor especial e também contribui na transição dos jogadores da base. A informação foi divulga pelo “Diário do Peixe”.

“Cresci admirando o clube, seus jogadores e sua história. Aqui não só surgiu o Rei do futebol como, sem dúvida, é o maior celeiro de craques do mundo. Certamente, terão o meu melhor para honrar essa camisa, contribuindo para que o Peixe volte a comemorar grandes conquistas”, falou o novo gerente de futebol do Santos.

Guilherme tem experiência como Coordenador de Operações de Futebol na Montverde Academy (2013/14) e como Supervisor das seleções brasileiras de base (2014/15 e 2017/18), onde conquistou títulos como a Nike Friendlies e o Quadrangular do Chile Sub-17. Ele também trabalhou como Gestor de Esportes no Comitê Olímpico do Brasil (COB) por dois meses, em 2015.

Por clube, Guilherme atuou como Gerente Administrativo da base do Atlético-MG de 2018 a 2022, participando de competições como a Taça BH Sub-17 e os campeonatos Mineiro Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Seu último trabalho foi no Coritiba, entre 2022 e 2024, onde começou como Gerente de Futebol da base e, em agosto do ano passado, foi promovido a Gerente de Futebol do time principal, cargo que ocupou até ser contrato pelo Santos.

Dentro do planejamento para a temporada de 2025 e visando completar as funções do organograma do Departamento de Futebol, o Santos Futebol Clube acertou a contratação de Guilherme Sousa para o cargo de gerente de futebol, que trabalhará diretamente no Centro de Treinamento Rei Pelé. O novo gerente integrou também o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e tem grande experiência no futebol, com trabalhos realizados no Atlético Mineiro, Coritiba e na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tanto na base, como futebol profissional”, escreveu o Santos em nota.

A chegada de Guilherme Sousa gerou especulações sobre a possível saída de Alexandre Gallo, mas, segundo o Diário do Peixe, o presidente Marcelo Teixeira tem apoiado a permanência de Gallo, que trabalha como coordenador e chegou ao clube em agosto do ano passado. Gallo esteve envolvido no rebaixamento do time em 2023 e nas negociações de jogadores como Morelos e Patrick. Apesar da pressão interna e externa, o presidente mantém o coordenador no cargo até esse momento.

Paulo Bracks, é CEO do clube desde este ano e está realizando um curso da Uefa, com objetivo de profissionalizar ainda mais a gestão, atuando nos departamentos masculino, feminino e da base. Leo, ex-lateral, também tem dado suporte nas decisões do departamento e na promoção de jogadores da base, além de ser assessor especial do presidente.