Clássicos paulistas seguirão com torcida única em 2025 após recomendação do MP
Os clássicos do futebol paulista continuarão a ser disputados com torcida única em 2025. A Federação Paulista de Futebol (FPF) acatou uma recomendação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que orienta a manutenção da medida como forma de prevenir episódios de violência. Desde 2016, quando uma briga entre torcedores de Corinthians e Palmeiras resultou na morte de uma pessoa, os jogos entre grandes rivais têm sido realizados apenas com a presença de torcedores do time mandante.
Notícias mais lidas:
A recomendação do MP não é uma obrigação legal, mas a FPF adota a medida para evitar riscos de responsabilização por eventuais incidentes. Em documento assinado pelo promotor Roberto Bacal, o órgão destacou que, apesar de diversas ações e esforços nos últimos anos, os confrontos violentos entre torcidas continuam.
“Solicito a manutenção da torcida única nas partidas disputadas entre Ponte Preta, Guarani, Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians durante todo o ano de 2025”, afirmou o promotor em parecer enviado à FPF e à CBF.
O diretor executivo do Departamento de Segurança e Prevenção de Violência da FPF, Fabio Barbosa Moraes, comunicou oficialmente a aceitação da recomendação.
“Atender integralmente a recomendação do Ministério Público para que a torcida única seja mantida em todas as competições promovidas por esta entidade no ano de 2025”, declarou Fabio Barbosa Moraes.
A FPF já informou os órgãos de segurança pública e a Polícia Militar sobre a decisão, visando garantir o cumprimento das medidas de segurança. O primeiro clássico com torcida única em 2025 será Ponte Preta x Santos, pela segunda rodada do Paulistão, em Campinas, no dia 19 de janeiro.
A medida também abrange outros duelos regionais que envolvem a rivalidade entre Guarani e Ponte Preta. Além dos tradicionais clubes da capital paulista, os jogos entre esses times de Campinas também serão realizados sem a presença de torcedores visitantes.