Desde que encerrou o vínculo entre o Vasco da Gama e a 777 partners, primeira dona da SAF do clube carioca, Pedrinho, Presidente do Cruzmaltino, tem trabalhado para conseguir outro investidor, capaz de cumprir com as ordens de investimento e que possa fazer com que o Vasco cresça.
Aparentemente esse investidor, enfim chegou. Em entrevista para a imprensa da Inglaterra, Evangelos Marinakis, magnata bilionário Grego, admitiu as conversas e interesse na compra da SAF do Vasco da Gama.
- Veja grupos interessados na compra da SAF Vasco
- Tiago Leifert divulga novas informações sobre a nova SAF do Vasco
As conversas com Marinakis foi de forma indireta e, segundo o GE, o clube recebeu com surpresa a entrevista dada pelo Grego. Como as negociações com o Grego estão estagnadas, o Vasco tem outros nomes mais avançados como investidores norte americanos, árabes e italianos.
De onde é Evangelos Marinakis?
Aos 57 anos, Marinakis é de Piraeus, cidade vizinha a capital Atenas, na Grécia. O local tem o principal porto do país, local onde Evangelos faz parte de sua fortuna que é estimada em R$ 20 bilhões.
Marinakis é dono da Capital Maritime Group, empresa de transporte privado de navios, a frota dele conta com mais de 100 navios e 56% na Capital Product Partners.
Em 2023, para se ter ideia, ele fez o aporte de R$ 690 milhões para comprar um dos maiores navios do mundo todo.
Ele é dono também da Alter Ego Media que é dono de dois dos maiores jornais do país e do segundo maior canal de TV da Grécia.
Por que o investimento no Futebol?
Evangelos herdou do pai a fortuna e os negócios dentro das águas do mundo todo e também paixão pelo esporte mais popular do mundo todo, o futebol.
Miltiadis Marinakis, pai do Evangelos, comprou na década de 70 uma parte das participações do Olympiacos, da Grécia, e levava o pequeno Evangelos para os jogos.
Ano passado, Evangelos levou o troféu da Europa League ao túmulo do pai. Evangelos é dono de 86% do Olympiacos hoje em dia, tatuou o escudo do clube no braço esquerdo, é ativo no dia a dia do clube e tem contato direto com os jogadores do elenco.
Ele tem negócios na Inglaterra, mais especificamente no Nottingham Forest, que ele conheceu quando foi estudar no país do Rei nos anos 80.
Amante do esporte, ele ainda tem investimentos em outros 17 esportes dentro da Grécia, sendo alguns deles vôlei, polo aquático, vela, boxe, atletismo e taekwondo.
O investimento dele no Nottingham Forest deu certo, fez a equipe retornar a série A, ser referência em contratações, disputa vagas na Champions League com o ‘Big six’ e ainda por cima profissionalizou a equipe feminina.
Em 2023, adquiriu 80% do Rio Ave, de Portugal, negócio que girou em torno dos 20.5 milhões de Euros, que deu na época 108 milhões de reais.
O ex-jogador, Edu Gaspar, é contratado de Evangelos com o objetivo de expandir os negócios no futebol. O magnata teve interesse no Vasco a partir dessa proximidade com o Brasileiro.
Ações sociais:
Marinakis é conhecido, também, por manter ativamente suas causas sociais, durante a pandemia, por exemplo, investiu muito dinheiro na compra de equipamentos voltados para o tratamento da Covid, ele também apoia instituições que combatem o câncer, faz doações a refugiados na Grécia que chegam do Oriente médio, além de construção de prédios e escolas para os desabrigados dos terremotos.
Acusação de tráfico de drogas:
Em 2018, Evangelos foi acusado de traficar 2.1 toneladas de heroína em investigação que durou mais de 4 anos pela polícia local. A droga foi interceptada no porto de Piraeus.
Ele foi absolvido do processo, assim como foi absolvido do processo de manipulação de resultado de apostas esportivas e corrupção de árbitros no futebol grego.
Recentemente ele foi suspenso por 5 jogos pelo Tribunal da Justiça Desportiva da Grécia por xingamentos aos árbitros durante os jogos do Olympiacos.
Qual o próximo jogo do Vasco?
Vasco e Atlético-MG se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), em São Januário, pela 37ª rodada do Brasileirão. A partida terá transmissão ao vivo do Premiere.