Com a vaga garantida na próxima Copa Libertadores da América e sem possibilidade de vencer o Campeonato Brasileiro a duas rodadas para o fim da competição, o técnico Luis Zubeldía rodará o elenco já pensando no planejamento para a próxima temporada. Cinco atletas que foram pouco utilizados poderão ser observados nesta reta final de ano para definir se estarão nos planos do treinador para 2025.
- Planejamento de Zubeldía, salário de jogador e declaração de Rafinha: as últimas notícias do São Paulo
- Título sobre rival, futuro de jogadores e lista de saídas: as últimas notícias do São Paulo
O São Paulo recebe o Juventude em uma partida válida pela penúltima rodada do Brasileirão nesta quarta-feira (4/12), às 20 horas, no Estádio do Morumbi, com algumas novidades no time titular. William Gomes, Patryck, Santiago Longo, Moreira e Henrique Carmos poderão figurar entre os 11 titulares.
Na 6ª posição na tabela do torneio, com os títulos de Botafogo e Flamengo na Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente, o São Paulo já está garantido na fase de grupos da principal competição do continente sul-americano. Por isso, o técnico Luis Zubeldía observa algumas peças que poderão compor o elenco no extenso calendário do ano que vem.
O atacante William Gomes, de 18 anos, joia das categorias de base do clube, será um dos atletas observados. Recentemente, ele renovou o contrato com o Tricolor tendo uma multa rescisória milionária, na casa dos 700 milhões de reais. Ele chegou a atuar como titular nas quartas de final da Libertadores contra o Botafogo, na tentativa de Zubeldía surpreender o Glorioso. Mas ele não teve uma grande atuação e perdeu espaço. Ao longo da temporada fez 14 jogos e anotou 2 gols, contra Cruzeiro e Vitória.
O lateral-esquerdo Patryck, de 21 anos, cria de Cotia, é uma das opções para as ausências de Welington e Jamal Lewis. No entanto, foi preterido para a escalação dos experientes Rafinha e Sabino, improvisados no setor. Algo que contribuiu para isso foi uma fratura na clavícula que o atleta sofreu, o afastando dos gramados por cerca de três meses. Ele atuou pouco mais de 800 minutos na temporada, fragmentados em 16 jogos, sem gol ou assistência.
Patryck foi acionado pela última vez na partida contra o Grêmio e o técnico argentino falou sobre a utilização dele.
“Patryck esteve muito tempo parado, sem treinar. Quero que ele possa jogar de titular quando estiver bem, quando eu vê-lo bem no treinamento. (…) Hoje entrou melhor. Nos últimos três jogos entrou um pouco. Pode ser na próxima partida, contra o Botafogo, não sei. Ele tem que se impor e as oportunidades vão aparecer para ele ou para qualquer jogador”, disse.
O volante Santiago Longo chegou nesta temporada por empréstimo junto ao Belgrano, da Argentina, e só entrou em campo em duas ocasiões. Ele entrou em campo nos minutos finais da vitória sobre o Vasco da Gama e iniciou a partida contra o Cruzeiro. Com a grande concorrência no setor, ele pouco tem atuado, mas tem vínculo com o time paulista até o meio de 2025 e por isso deverá ser observado nas das últimas rodadas do torneio nacional.
Vinicius Moreira, lateral-direito, sofreu com lesões ao longo do ano e ficou afastado. Havia grandes expectativas sobre o jogador graças à grande atuação no confronto contra o Palmeiras pela Supercopa do Brasil. Mas virou a terceira opção da equipe, atrás de Rafinha e Igor Vinícius.
O jovem atacante de 18 anos, Henrique Carmo, sequer entrou em campo em 2024 pelo time profissional do São Paulo. Mas é visto como um dos atletas mais promissores das categorias de base e, por isso, negocia a renovação contratual com o clube, enquanto é desejado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Ele foi relacionado para algumas partidas, no entanto, sem ser acionado por Zubeldía. O contrato do jogador vai até o final de 2025 e poderá ganhar oportunidades contra Juventude e Botafogo.