A declaração de Artur Jorge, do Botafogo, sobre as torcidas do Brasil e Portugal

Torcida do Ceará no Castelão (Foto: Reprodução/Instagram Murillo)

Artur Jorge celebra conquista da Libertadores pelo Botafogo e destaca paixão da torcida brasileira

A rápida adaptação de Artur Jorge ao futebol brasileiro resultou em grandes conquistas. Campeão da Conmebol Libertadores, o treinador português do Botafogo agora mira a conquista do Campeonato Brasileiro, que pode ser alcançada no próximo domingo. Em entrevista ao jornal O Jogo, ele destacou a paixão dos torcedores brasileiros, que, segundo ele, vivem o futebol de forma mais intensa que em Portugal.

“Há uma diferença enorme. É incomparavelmente diferente, para melhor aqui. É um jogo que se vive de uma forma apaixonada e intensa, que começa bem antes do apito inicial e termina muito depois do final de jogo. É uma festa para este povo. Em todos os estádios onde já jogamos, tivemos sempre ambientes extraordinários. […] O fato de termos em todos os estádios fora, fora do Rio de Janeiro, uma grande massa adepta do Botafogo, demonstra também a grandeza e a lealdade dos torcedores”, afirmou.

A conquista da Libertadores, com vitória sobre o Atlético-MG na final disputada no Monumental de Nuñez, reuniu mais de 50 mil torcedores botafoguenses na Argentina. Artur Jorge comentou a celebração épica que se seguiu: “Não, não dormi nada. Estivemos 24 horas acordados, praticamente. […] Desde logo na Argentina, tivemos uma calorosa festa com todos os apoiantes”.

Dias após o título, o Botafogo voltou a campo e venceu o Internacional por 1 a 0 no Beira-Rio. Apesar do pouco tempo de descanso, a equipe mostrou capacidade de superação. Artur Jorge destacou a importância do título histórico para o clube: “É um título inédito, que surge de uma final épica. […] É uma final e um título que me deixa, a mim, muito, muito honrado, orgulhoso, satisfeito e feliz por ter conseguido, mais ainda ao serviço do Botafogo, que era uma equipa que nunca o tinha feito”.

O impacto da conquista também chegou a Portugal. O treinador revelou que recebeu uma mensagem do presidente Marcelo Rebelo de Sousa. “Recebi muitas mensagens. Fiquei muito grato, por exemplo, com a de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, que me ligou e convidou para o visitar no Palácio”.

Artur Jorge finalizou destacando o orgulho de fazer parte de um momento tão significativo para o Botafogo: “Poder ter ajudado, fazer com que a história mais dourada do Botafogo seja escrita também com nomes portugueses, é um orgulho enorme”.