Caiu! Mais um técnico é demitido após o Brasileirão

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Grêmio anuncia saída de Renato Portaluppi após dois anos e três meses no comando

O Grêmio oficializou, nesta segunda-feira (9), que Renato Portaluppi não continuará como treinador para a próxima temporada. O contrato, que se encerra no dia 31 de dezembro, não será renovado. A decisão foi tomada após uma reunião entre o técnico e o presidente Alberto Guerra, realizada no hotel onde Renato reside em Porto Alegre.

A conversa, prevista desde o domingo após a derrota para o Corinthians por 3 a 0 na Arena, marcou o encerramento da quarta passagem de Renato como comandante do clube. Após o encontro, Guerra saiu sem dar declarações à imprensa. Mais tarde, o técnico participou de um almoço de despedida com funcionários do clube no CT Luiz Carvalho, fechando de forma cordial sua trajetória recente no Tricolor.

Renato deixa o Grêmio com um saldo de dois anos e três meses, período em que esteve à frente da equipe em 141 jogos. Foram 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, com um aproveitamento de 57%. Ele conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho (2022 e 2023) e teve como destaque o vice-campeonato brasileiro em 2023.

Apesar disso, a temporada de 2024 ficou aquém das expectativas. O Grêmio foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores e terminou o Campeonato Brasileiro em 14º lugar, escapando do rebaixamento com duas rodadas de antecedência.

Nota oficial do Grêmio

“O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra o treinador informou o desejo de deixar o clube.

Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador.

O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio”.