Paulo Autuori, ex-treinador de futebol que hoje atua como dirigente de futebol do Athletico Paranaense, abriu o jogo sobre o real culpado do rebaixamento do furacão.
Em uma temporada onde tudo deu errado para o Athletico, desde o planejamento como a sequência do Brasileirão, o Furacão finaliza o ano do seu centenário sabendo que disputará a série B em 2025.
Autuori diz que, já que tem que achar um culpado por alguma coisa, que culpem ele pela campanha e pelo rebaixamento do clube para a série B:
“Já participei de campanhas vitoriosas e este é um momento extremamente difícil. Como treinador que fui a vida inteira, estou acostumado aos vários momentos. Como nesse momento é normal personificar um culpado, sou eu aqui. Pode colocar tudo em cima de mim. Este é um momento extremamente difícil para todos nós, mas tudo tem uma causa. É isso que precisamos entender”
Autuori diz que reconhece que as constantes trocas de técnicos foi um dos maiores fatores para o rebaixamento do clube na série A:
“Erramos, senão não estaríamos nessa situação. Na minha opinião, o maior erro, foram as mudanças nas lideranças (treinadores) e não conseguimos formar um grupo. Mais do uma equipe, um grupo. Você atinge objetivos quando se tem grupo forte e quatro pilares são importantes para isso: físico, técnico, tático e mental. Falhamos muito no aspecto mental. Não tivemos força mental e a competência tática para atingir os objetivos”
Autuori também diz que a pressão do centenário, jogadores inexperientes e problemas na comissão somaram para o ano ruim do furacão:
“As coisas não acontecem no final. Tivemos como equipe muitas oportunidades de ficar em uma situação tranquila. Não fomos competentes para isso. Momentos em que tivemos em nossas mãos e não tivemos a competência necessária para fazer as coisas da melhor maneira possível”
Qual o calendário do Athletico em 2025?
Após 12 anos o Athletico Paranaense retorna a série B do Brasileirão, e em 2025, a série A não contará com nenhuma equipe do Paraná na competição.
Coritiba e Athletico disputarão a série A enquanto o Paraná tenta retornar para a Série D da competição.
Ano que vem o Athletico disputa o estadual, a Copa do Brasil e a Série B do Brasileirão.