Quem vai para a Libertadores 2025?
Após 38 rodadas repletas de emoção, o Campeonato Brasileiro chegou ao seu desfecho no último domingo, consagrando o Botafogo como o grande campeão. Além do Glorioso, outras sete equipes puderam celebrar a conquista de uma vaga na Libertadores, sendo que cinco delas garantiram a classificação de forma direta e o Flamengo, ao vencer a Copa do Brasil.
O Brasileirão também teve seis times classificados para a Copa Sul-Americana. Em contrapartida, quatro equipes foram rebaixadas e irão disputar a Série B em 2025. O site ge compilou os principais resultados da competição.
Classificados para a Libertadores
- Botafogo
- Palmeiras
- Flamengo
- Fortaleza
- Internacional
- São Paulo
- Corinthians [Pré-libertadores]
- Bahia [Pré-Libertadores]
Sul-Americana
- Cruzeiro
- Vasco
- Vitória
- Atlético-MG
- Fluminense
- Grêmio
Rebaixados para a série B de 2025
- Athletico
- Criciúma
- Atlético-GO
- Cuiabá
Dos 20 clubes que participaram do Campeonato Brasileiro, 18 estavam envolvidos em disputa por vaga em competições continentais ou em risco de rebaixamento. Somente Juventude e Bragantino terminaram o torneio sem razões para festejar ou lamentar.
Quando vai começar a Libertadores em 2025?
Na primeira etapa, agendada para os dias 5 e 12 de fevereiro, serão realizados três jogos de ida e volta, classificando os três vencedores para a segunda etapa.
A segunda etapa, agendada para os dias 19 e 26 de fevereiro, terá oito times, incluindo as três equipes da fase inicial e os novos clubes brasileiros, argentinos, uruguaios e colombianos ingressam neste grupo. Apenas oito serão classificados para as últimas partidas.
Finalmente, a terceira etapa será realizada nos dias 5 e 12 de março, com quatro partidas que determinarão os quatro classificados da Pré-Libertadores para a fase de grupos.
Times classificados para a Pré Libertadores além do Corinthians e Bahia
- Deportes Iquique (Chile)
- Ñublense (Chile)
- El Nacional (Equador)
- Cerro Porteño (Paraguai)
- Nacional (Paraguai)
- Melgar (Peru)
- Alianza Lima (Peru)
- Boston River (Uruguai)
- Universidad Central (Venezuela)
- Monagas (Venezuela)