Veja a seleção Bola de Prata 2024 do Brasileirão
O atacante Estêvão, do Palmeiras, foi o principal destaque da premiação Bola de Prata da ESPN, realizada nesta segunda-feira, dia 9. O jovem de 17 anos foi eleito o craque do Brasileirão, além de ser reconhecido como revelação e integrado ao time ideal do campeonato. O Botafogo, que se consagrou campeão, dominou a seleção do torneio, com seis representantes. No setor feminino, o Corinthians foi o grande vencedor, incluindo Vic Albuquerque como a melhor jogadora.
- Vídeo: Luiz Henrique, do Botafogo, provoca o Flamengo
- A reação de Leila Pereira após derrota do Palmeiras para o Fluminense
Na categoria de melhor treinador do Brasileirão feminino, Lucas Piccinato, do Corinthians, levou o prêmio, competindo com Camila Orlando, do Palmeiras, e Thiago Viana, do São Paulo. No futebol masculino, Artur Jorge, que conquistou a Libertadores e o Brasileirão pelo Botafogo, superou Abel Ferreira, do Palmeiras, e Roger Machado, do Internacional.
O ataque do time feminino foi composto pela palmeirense Amanda Gutierrez e pela corintiana Gabi Portilho, além da cruzeirense Byanca Brasil. No ataque masculino, Luiz Henrique, do Botafogo, e Estêvão, do Palmeiras, superaram o flamenguista Pedro, que competiu mesmo estando lesionado desde setembro.
Duda Sampaio (Corinthians), Micaelly (Ferroviária) e Vic Albuquerque (Corinthians) foram as escolhidas para o meio de campo. Fabíola Sandoval, jogadora do Cruzeiro, também participou do concurso. Alan Patrick (Internacional), Rodrigo Garro (Corinthians) e Savarino (Botafogo) foram os vencedores entre os homens, sendo este último o primeiro venezuelano a receber o prêmio em uma edição da Bola de Prata. Matheus Pereira, do Cruzeiro, era o quarto competidor ao prêmio.
Os troféus de melhor goleira e goleiro foram entregues a John, do Botafogo, e a Carlinha, do São Paulo, respectivamente. Luana Sartório, da Ferroviária, e Daniela Arias, do Corinthians, que derrotaram a rival cruzeirense Vitória Calhau. Os defensores do time masculino foram Gustavo Gómez, do Palmeiras, e Bastos Quissanga, do Botafogo, que contou com o seu colega Alexander Barboza entre os competidores.
William, do Cruzeiro, e Kati, da Ferroviária, foram os vencedores na lateral-direita. Bernabei, do Internacional, e Tamires, do Corinthians, foram os selecionados para a posição. Vitoria Yaya, volante do Botafogo, também foi escolhida para o time do Parque São Jorge, enquanto Marlon Freitas, capitão do Botafogo, foi convocado.
O gol mais bonito do Brasileirão foi concedido ao atacante Alerrando, do Vitória. Juntamente com Yuri Alberto, ele foi premiado pela pintura de bicicleta no empate de 2 a 2 contra o Cruzeiro. A vencedora da edição feminina foi Bia Menezes, do São Paulo.
Veja a seleção da Bola de Prata
Melhores atacantes
- Fem: Amanda Gutierres (Palmeiras – não compareceu), Gabi Portilho (Corinthians)
- Mas: Estevão (Palmeiras) Luiz Henrique (Botafogo – não compareceu)
Melhores meias
- Fem: Duda Sampaio (Corinthians), Micaelly (Ferroviária), Vic Albuquerque (Corinthians)
- Mas: Rodrigo Garro (Corinthians), Savarino (Botafogo), Alan Patrick (Internacional)
Melhores volantes
- Fem: Vitória Yaya (São Paulo)
- Mas: Marlon Freitas (Botafogo)
Melhores Laterais
- Fem: Kati Fernandes (Ferroviária) e Tamires (Corinthians)
- Mas: William (Cruzeiro) e Alexandro Bernabei (Internacioal)
Melhores zagueiros
- Fem: Luana Sartório (Araraquara) e Dani Arias (Corinthians)
- Mas: Bastos (Botafogo) e Gustavo Gómez (Palmeiras)
Melhores goleiros
- Fem: Carla Maria da Silva (São Paulo)
- Mas: John Victor Maciel Furtado (Botafogo)
Revelação
- Fem: Letícia Monteiro (Internacional)
- Mas: Estêvão (Palmeiras)
Artilheiros
- Amanda Gutierres (Palmeiras)
- Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória)
Gol mais bonito
- Fem: Bia Menezes (São Paulo)
- Mas: Alerrandro (Vitória)
Troféu Telê Santana (Treinador)
- Fem: Lucas Piccinato, do Corinthians
- Mas: Arthur Jorge, do Botafogo