Bragantino goleia o Criciúma e garante permanência na Série A
O Red Bull Bragantino venceu o Criciúma por 5 a 1 neste domingo (8), no estádio Nabi Abi Chedid, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O time entrou em campo precisando de uma vitória para evitar o rebaixamento, e o triunfo garantiu a 16ª posição, a primeira fora da zona de descenso.
- Bragantino ajuda Artur Jorge, declaração de Lucas Evangelista e jogadores que estão há mais tempo: as últimas notícias do Massa bruta
- A declaração de Jhon Jhon sobre a permanência do Bragantino
O técnico Fernando Seabra, que assumiu o Bragantino na 31ª rodada, destacou o esforço coletivo na luta pela permanência. “Cumprimos o objetivo, mas isso só aconteceu por conta do esforço de todos. O maior perigo que existe é o medo de ser rebaixado e jogar com esse medo. Hoje o grupo teve o mérito de saber se defender e ter coragem para atacar”, analisou o treinador.
Seabra chegou ao clube em um momento crítico, quando o time ocupava a 17ª colocação. Nos sete jogos sob seu comando, a equipe somou duas vitórias, quatro empates e uma derrota. O técnico explicou sua motivação ao aceitar o desafio: “Eu cheguei na reta final com muito foco para o retorno imediato e conquistar os resultados. Nesses sete jogos, teve só um jogo que não tínhamos condições de vencer, contra o Internacional. Nos outros, mesmo com altos e baixos, tivemos condições”.
A vitória sobre o Criciúma foi a segunda consecutiva da equipe, após o triunfo contra o Athletico-PR na penúltima rodada. Seabra destacou a evolução do grupo nas últimas partidas. “A conversa foi sempre essa, de buscar melhorar para o próximo jogo. A gente aguentou persistir. O jogo contra o Athletico foi emblemático para a gente, e hoje conseguimos mais uma vitória”, celebrou.
Com a permanência garantida, o Bragantino entra de férias e só retorna aos gramados em janeiro, quando estreia no Campeonato Paulista. Sobre o planejamento para 2025, Seabra preferiu adotar cautela e revelou o desgaste da reta final. “Eu acho que fico. Tenho contrato até dezembro, mas não quero nem pensar no Paulista ainda. Acabamos de escapar do rebaixamento, tudo vai ser discutido com calma no momento certo. Nos 40 dias que estou aqui, só fui para São Paulo três vezes. Eu estou morando no CT”, brincou o treinador.
O Bragantino encerra a temporada com a permanência na Série A, mas com muitos desafios para ajustar antes do próximo ano. O foco agora será reestruturar a equipe para evitar os problemas enfrentados em 2024.