Veja quanto o Cruzeiro faturou com o Campeonato Brasileiro

Bandeira do Cruzeiro
Bandeira do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Cruzeiro)

O Cruzeiro encerrou a participação no Campeonato Brasileiro, no último domingo (8/12), com uma vitória sobre o Juventude. O triunfo o garantiu na 9ª colocação da competição e também rendeu uma quantia milionária ao time mineiro como premiação.

A Raposa viajou a Caxias do Sul para enfrentar o Alviverde na 38ª e última rodada do Brasileirão, no Estádio Alfredo Jaconi, e venceu por 1 a 0, com gol de Tevis Gabriel. O resultado fez a equipe celeste chegar aos 52 pontos e se classificar para a próxima Copa Libertadores da América.

Além da participação no torneio continental, o clube receberá uma bolada milionária pela posição que conquistou. Como premiação pelo 9° lugar, o Cruzeiro receberá 28,8 milhões de reais. Valores quase 20 milhões menores que o campeão brasileiro, o Botafogo, que receberá 48,8 milhões de reais.

Muito embora haja discrepância das quantias recebidas, o triunfo sobre o Alviverde foi muito importante. Caso tivesse sido derrotado ou até mesmo empatado, seria ultrapassado pelo Vasco da Gama, que venceu o Cuiabá, na Arena Pantanal, no desfecho do Brasileirão. Isso teria um impacto de 2,4 milhões de reais nas receitas do clube, já que o Cruz-Maltino ficará com 26,4 milhões de reais, por ter terminado na 10ª posição.

A Raposa terminou o ano de forma melancólica, com o vice-campeonato na Copa Sul-Americana ao ser derrotado pelo Racing por 3 a 1, e viu os questionamentos sobre o trabalho de Fernando Diniz tomarem grandes proporções.

Ele chegou em 23 de setembro ao clube e pouco mais de dois meses depois já era noticiado que ele seria demitido. Ao todo, comandou a equipe por 15 jogos, com apenas 3 vitórias, 6 empates e 6 derrotas. Na coletiva de imprensa após a última rodada do Brasileirão, ele se revoltou e disse se sentir desrespeitado pelas suposições.

Após uma reunião com os mandatários cruzeirenses, foi decidido que ele permanecerá para a próxima temporada e deve dar continuidade ao planejamento para os desafios de 2025.