Brasileirão contará com novidade muito importante para 2025

Troféu do Brasileirão (Foto: Lucas Figueiredo/ CBF)

O Campeonato Brasileiro de 2025 vai ter um avanço importantíssimo para a fluidez das partidas. Segundo a TV Globo, vai ser adotado o recurso de vídeo do impedimento semiautomático, permitindo mais celeridade no julgamento de lances polêmicos.

Desde 2019, outro recurso tecnológico foi adotado no Brasileirão e revolucionou a forma como os jogos são analisados e decididos. O VAR ou árbitro de vídeo foi implementado pela primeira vez na abertura da competição nacional em um jogo entre São Paulo e Botafogo daquele ano.

Assim, lances de impedimentos, possíveis expulsões e pênaltis, passaram a ser monitorados por uma equipe de arbitragem que fica encarregada apenas disso. Eles servem de suporte para o juiz central, que apita o jogo auxiliado pelos bandeirinhas.

Mas embora seja uma adição que traz maior capacidade de acerto nas decisões tomadas em campo, a demora para traçar linhas em lances de gols passíveis de serem anulados, é muito grande. 

Para resolver esta questão foi criado o recurso de análise de impedimento semiautomático. Várias câmeras rastreiam melhor as extremidades dos jogadores e estabelecem o momento preciso do passe dado ao atleta que fez o gol.

De 10 a 12 câmeras são instaladas e detectam 29 pontos do corpo do jogador, 50 vezes por segundo, utilizadas por um software que analisa os dados em tempo real. Ele calcula o momento do passe e a posição dos jogadores envolvidos para dar um veredicto imediato.

Segundo a TV Globo, a partir do ano que vem, o Campeonato Brasileiro contará com a inovação tecnológica, para auxiliar o trabalho do VAR e dos árbitros em campo. A implementação deve resolver as polêmicas quanto a posição que a linha de impedimento é traçada e que gera revolta nos torcedores. Principalmente em lances onde os atletas estão muito próximos um do outro e que gera dúvida.