CBF defende Brasília como sede da final da Libertadores 2025
A CBF enviou um ofício à Conmebol na última terça-feira, oficializando a candidatura de Brasília para sediar a final da Copa Libertadores 2025. A decisão foi tomada após o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, mencionar, no sorteio do Mundial de Clubes 2025, que a final da competição poderia retornar ao Brasil.
A partir dessa declaração, a candidatura foi formalizada, e a cidade brasileira entrou na disputa pela sede da grande decisão.
O Brasil, com os últimos seis campeões da Libertadores, recebeu duas finais da competição, ambas realizadas no Rio de Janeiro. A CBF apostou em Brasília como opção devido à infraestrutura da cidade, que oferece uma malha aérea eficiente, conectando-a facilmente a outras capitais brasileiras e países do continente.
Além disso, a cidade conta com uma boa rede de hotéis e a vantagem de não ter conflito de datas com o calendário do futebol brasileiro, algo que foi um problema nas edições passadas, como a final de 2020, no Maracanã.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, confirmou que, além de Brasília, Montevidéu, no Uruguai, também é uma das candidatas para sediar a final. A capital uruguaia já recebeu a decisão continental uma vez no passado.
“É uma possibilidade, até agora duas cidades fizeram propostas para ser sede da próxima final: uma em Montevidéu e outra em Brasília. Mas até agora não tem documento nenhum, só de palavra”, declarou Domínguez em entrevista após o sorteio do Mundial de Clubes.
A final da Libertadores 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro, foi entre Fluminense e Boca Juniors, com o Tricolor carioca saindo vitorioso por 2 a 1. Em 2020, o Palmeiras venceu o Santos no Maracanã, no confronto que, por conta da pandemia, aconteceu sem público. Este ano, a decisão foi disputada na Argentina, no estádio Monumental, do River Plate, e o Botafogo saiu campeão, derrotando o Atlético-MG.