Vasco recebe ótima notícia da prefeitura do Rio de Janeiro

Camisa do Vasco da Gama (Foto: Reprodução/Instagram)

O Vasco da Gama está mais próximo de começar a reformar São Januário. Na última sexta-feira (13/12), a Prefeitura do Rio de Janeiro regulamentou e publicou no Diário Oficial a lei que permite a venda do potencial construtivo do estádio. 

Com a regulamentação, o clube poderá negociar com construtoras e alocar o potencial construtivo do estádio para outras regiões, como a Barra da Tijuca. Ainda, a diretoria deverá apresentar à Prefeitura um projeto para as obras no entorno de São Januário, com as intenções de melhorias para a área. 

O próximo passo é criar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), uma empresa que será controlada pelo clube e que será responsável pela gestão da reforma, bem como por emitir os certificados que serão vendidos como potencial construtivo.

A reforma da casa vascaína é assunto antigo entre as gestões cruz-maltinas. O grande apelo do torcedor, mesmo em um período sem grandes conquistas, faz com que os ingressos esgotem rapidamente.

Atualmente, a Colina Histórica tem capacidade para pouco mais de 21 mil torcedores. Mas embora tenha estádio próprio, esgotando a capacidade que ele suporta, o clube não gera grandes receitas com bilheteria.

Um dos objetivos, além de melhorar a infraestrutura e poder lucrar com a venda dos naming rights, é também aumentar a arrecadação pela presença do público. A proposta de ampliação do estádio visa ter uma capacidade para receber entre 40 e 50 mil torcedores.

A publicação no Diário Oficial também garante a preservação e tombamento definitivo da fachada de São Januário, da Capela de Nossa Senhora das Vitórias e do Parque Aquático do clube.

Confira os decretos

DECRETO RIO Nº 55511 – Regulamenta a Lei Complementar nº 272, de 3 de julho de 2024, que institui a Operação Urbana Consorciada do Estádio de São Januário no bairro Vasco da Gama, estabelece diretrizes urbanísticas para a área de abrangência delimitada na Operação, permite a Transferência do Direito de Construir

DECRETO RIO Nº 55512 – Constitui Comissão para análise e aprovação dos projetos vinculados à Operação Urbana Consorciada do Estádio de São Januário no bairro Vasco da Gama, instituída pela Lei Complementar nº 272.

DECRETO RIO Nº 55513 – Tomba definitivamente o Estádio Vasco da Gama, o Parque Aquático Vasco da Gama e a Capela Nossa Senhora das Vitórias, situados na Avenida Roberto Dinamite, nº 10 – Vasco da Gama, VII R.A. e cria Área de Entorno dos Bens Tombados