O Vasco da Gama vai receber uma quantia milionária com a venda do meio-campista Carlos Palácios para o Boca Juniors, da Argentina. O jogador foi negociado pelo Colo-Colo, do Chile, e foi anunciado oficialmente pelos xeneizes nas redes sociais no último domingo (15/12).
O chileno de 24 anos foi contratado pelo Cruz-Maltino em 2021, junto ao Internacional, de Porto Alegre, mas não correspondeu às expectativas no Rio de Janeiro. Com atuações abaixo do esperado, ele passou a ser criticado pela torcida e nunca se firmou como um dos principais jogadores da equipe.
Mesmo jogando em times nos quais, em teoria, ele seria titular absoluto, o meia nunca conseguiu se firmar. Em 2022, disputando o Campeonato Brasileiro da Série B com o Vasco, ele atuou em um total de 24 jogos. Mas em 19 ocasiões ele esteve no banco de reservas e só então foi lançado à campo.
Na curta passagem com a camisa vascaína, ele marcou apenas um gol e deu uma assistência. Acabou somando 703 minutos jogados, até ser negociado com o Colo-Colo. Na volta ao país natal, ele tentava se reencontrar com o bom futebol.
No Chile, ele voltou a atuar no nível técnico que o fez ser contratado primeiro pelo Internacional e depois pelo Vasco da Gama. Em 35 jogos, ele foi titular em 28, tendo balançado as redes 13 vezes e dando 3 assistências, em 2023.
Em 2024, os números dele continuaram a melhorar. Ele participou de 42 jogos, iniciando 39 deles, marcando 13 tentos e dando 10 passes para gols. O grande desempenho o fez ser cobiçado por vários clubes, inclusive o poderoso Boca Juniors.
Os xeneizes chegaram a um acordo com a equipe chilena para contratar Carlos Palacios por 4,8 milhões de dólares, cerca de 29 milhões de reais. Quem se beneficia da venda é o Cruz-Maltino que possuía 50% dos direitos econômicos do jogador e que agora irá embolsar 14,5 milhões de reais pela negociação.