Botafogo define substituto de Artur Jorge

Foto: Reprodução

Será quem?

Após um ano quase impecável, marcado pela conquista do Brasileirão Betano e da primeira Copa Libertadores da América, os torcedores do Botafogo foram pegos de surpresa ao receber uma notícia preocupante para 2025.

O motivo da apreensão é que um dos principais protagonistas de 2024 pode deixar o Rio de Janeiro. O técnico Artur Jorge recebeu uma proposta tentadora do Al-Rayyan, do Catar, com um salário de R$ 3 milhões mensais.

De acordo com informações da ESPN Brasil, já existe um acerto em andamento, embora isso tenha ocorrido sem o conhecimento de John Textor, o que provocou um desconforto nos bastidores. Para complicar, existe a possibilidade de que ele leve o meia Savarino, um dos estrelas da temporada, com ele para o Catar.

Pedro Miguel Faria Caixinha em ação pelo Red Bull Bragantino em 2024 (Foto: Reprodução/Red Bull Bragantino)

A saída do treinador atual parece ser cada vez mais certa. Na verdade, o Glorioso já estaria se preparando para essa eventualidade, já que teriam um nome em mente para substituí-lo na próxima temporada.

Segundo o jornalista Carlos Eduardo Sangenetto, do site Fogão.net, esse nome poderia ser de outro treinador português com experiência recente no futebol brasileir: Pedro Caixinha, que está desocupado desde que deixou o Red Bull Bragantino.

A informação é que ele é altamente apreciado internamente caso a demissão do atual líder se concretize. Ele é um dos nomes que o Clube Carioca está monitorando e um dos mais prováveis para ingressar no Time de General Severiano.

Estar familiarizado com o futebol brasileiro para poder disputar duas competições em fevereiro (Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana), ser um dos técnicos que mais enfrentou o Botafogo durante esse período e não ter que pagar uma multa rescisória para contratá-lo são outros aspectos favoráveis. Ele está desligado do clube desde o final de outubro, após uma inesperada derrota para a equipe de Artur Jorge no Nabi Abi Chedid.

É importante destacar que Caixinha está sendo considerado para assumir a direção do Grêmio após a saída de Renato Portaluppi. Os gaúchos também tentaram outros treinadores, porém sem êxito até agora.