Don Elias Figueroa comenta sobre a falta de título da Libertadores no Internacional nos anos 70
Elias Figueroa, um dos maiores ídolos da história do Internacional, surpreendeu ao revelar um dos motivos para o clube não ter conquistado a Libertadores durante a década de 70. O chileno, autor do famoso “gol iluminado” que garantiu o título do Campeonato Brasileiro de 1975 ao Colorado, participou do programa “Bola das Costas” da Rádio Atlântida, e refletiu sobre a mentalidade da época no futebol brasileiro.
- Gallardo atrapalha planejamento, recado de Mano Menezes e jogadores mais valiosos: as últimas notícias do Internacional
- Contrato até 2025, concorrência no exterior e jogadores que sofreram mais faltas: as últimas notícias do Internacional
“Nos faltou pensar nisso. Eu, que vinha do Peñarol e tinha vencido, sabia do peso da América. Mas aqui era outra cultura”, afirmou Figueroa, destacando que o Inter dava maior importância ao Gauchão do que às competições internacionais.
Na década de 70, apenas o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro se classificavam para a Libertadores. O Internacional participou das edições de 1976, 1977 e 1980, com o melhor desempenho registrado em 1980, quando chegou à final, mas acabou derrotado pelo Nacional.
“O Inter não foi campeão da Libertadores naquela época porque queria ganhar Gre-Nal. Vencer o Gauchão era mais importante do que vencer fora. Nos faltou pensar nisso. Eu, que vinha do Peñarol e tinha vencido, sabia do peso da América. Mas aqui era outra cultura”, disparou Figueroa.
O Internacional possui duas Libertadores, conquistadas em 2006 e 2010, uma menos que seu maior rival, o Grêmio. Com a ausência desse titulo naquela época, o Colorado poderia igualar e se consagrar tricampeão, assim como o São Paulo, Grêmio, Santos, Flamengo e Palmeiras.
O Internacional já se prepara para o início das atividades de 2025 com a reapresentação do elenco marcada para o dia 6 de janeiro. Os jogadores, que estão de férias, retornam às atividades no período da tarde, enquanto a comissão técnica liderada por Roger Machado e os demais membros da comissão se apresentarão pela manhã. A pré-temporada ocorrerá, como de costume, no Centro de Treinamentos Parque Gigante, em Porto Alegre.
Sob a direção de Roger Machado, o time deve realizar a avaliação da possibilidade de realizar jogos-treino antes do início do Campeonato Gaúcho. Esses testes podem ser importantes para ajustar a equipe e buscar entrosamento antes das competições oficiais.
Entretanto, antes da reapresentação, o Internacional precisa se organizar em relação ao elenco para 2025. O clube está lidando com propostas de saída de jogadores, como no caso de Wesley. O atacante recebeu uma proposta do futebol russo no valor de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 60,08 milhões), e a negociação envolve também o perdão de uma dívida do clube relacionada ao Wanderson.