James Rodríguez vive um momento complicado no Rayo Vallecano. Contratado em agosto como reforço de peso para a equipe espanhola, o meia colombiano não tem conseguido espaço sob o comando do técnico Iñigo Pérez.
- Memphis Depay, James Rodríguez, Douglas Costa e Willian: quem tem os melhores números?
- A declaração de Rafinha sobre James Rodríguez no São Paulo
A situação ficou ainda mais intrigante quando o técnico decidiu não colocar o jogador nem no banco de reservas no confronto contra o Real Madrid no último sábado.
O jornal espanhol ‘Marca’ descreveu a situação de James Rodríguez no Rayo como “uma bomba prestes a explodir”. Sem apresentar qualquer lesão que justificasse a ausência, o mistério cresceu ainda mais quando questionaram o técnico Iñigo Pérez sobre a decisão, e ele deu uma resposta enigmática.
O treinador garantiu que James Rodríguez apresenta comportamento profissional e compromisso com o grupo. Contudo, ele ressaltou que precisa tomar decisões técnicas em benefício da equipe. Durante a entrevista, Pérez também afirmou que algumas questões estão fora de seu alcance e, portanto, não poderia dar mais detalhes sobre a ausência do colombiano.
Desde sua chegada ao Rayo Vallecano, James Rodríguez participou de apenas sete partidas. Em cinco delas, ele começou no banco de reservas, enquanto foi titular em apenas duas. O baixo número de atuações surpreende, especialmente diante da expectativa criada com sua contratação.
O desempenho de James Rodríguez pela seleção colombiana contrasta com sua situação atual no futebol espanhol. Pela Colômbia, o meia é titular absoluto e continua sendo uma peça fundamental. Ele teve um papel importante no vice-campeonato da Copa América e, além disso, contribui ativamente na atual campanha das Eliminatórias Sul-Americanas. A seleção ocupa a quarta posição na tabela, à frente do Brasil.
Desempenho do jogador no Brasil
No futebol brasileiro, James Rodríguez viveu situação semelhante em sua passagem pelo São Paulo. Entre 2023 e 2024, ele atuou em 22 partidas, mas foi titular apenas em 11 oportunidades. Naquela época, ele foi dirigido por três técnicos diferentes: Dorival Júnior, Thiago Carpini e Zubeldia. Eventualmente, seu contrato com o clube paulista foi rescindido em agosto de 2024.
Após a saída do futebol brasileiro, James Rodríguez acertou com o Rayo Vallecano buscando uma nova oportunidade na Europa. Entretanto, sua ausência nos jogos recentes, bem como a falta de explicação clara, levanta dúvidas sobre o futuro do jogador no clube espanhol.