Galvão Bueno comemorou o resultado do The Best, premiação organizada pela Fifa nesta terça-feira (17), que consagrou o brasileiro Vini Jr., do Real Madrid, como o melhor jogador de futebol do mundo.
- A declaração de Ronaldo Fenômeno direcionada ao Flamengo
- Substituto de Ancelotti, situação de Mbappé e aposentadoria de Benzema: as últimas notícias do Real Madrid
Para o lendário narrador, o reconhecimento é justo, especialmente após a entrega do Ballon D’Or a Rodri Hernández, do Manchester City e da Seleção Espanhola, apesar de Vini Jr. ser um dos favoritos. A escolha gerou indignação entre diversas figuras do esporte, incluindo Galvão.
“Finalmente, justiça foi feita! Vini Jr. é o melhor do mundo em 2024! Prêmio oficial da Fifa, seguindo os passos de Ronaldo (3 vezes), Ronaldinho Gaúcho (2), Romário, Rivaldo e Kaká! Depois de 17 anos, um brasileiro volta ao topo! Você merece, Vini Jr.”, escreveu o narrador em sua conta no X, antiga plataforma Twitter.
Vini Jr. foi eleito em uma votação que envolveu capitães e técnicos das 211 seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas desses países e torcedores de todo o mundo, que participaram online. Cada grupo de eleitores teve um peso de 25%. Rodri ficou na segunda colocação, seguido por Jude Bellingham, companheiro de Vini no Real Madrid.
O último brasileiro a conquistar o prêmio da Fifa, criado em 1991, foi Kaká, em 2007, quando ainda defendia o Milan. Antes dele, Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) também levaram o troféu.
Veja todos os premiados em 2024:
Melhor jogador: Vinícius Júnior (Brasil-Real Madrid)
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Espanha-Barcelona)
Melhor treinador: Carlo Ancelotti (Itália-Real Madrid)
Melhor treinadora: Emma Hayes (Inglaterra-Seleção do Estados Unidos)
Melhor goleiro: Emiliano Martinez (Argentina-Aston Villa)
Melhor goleira: Alyssa Naeher (Estados Unidos-Chicago Red Stard)
Fifa Fan Award (torcedor): Pequeno Gui (Brasil)
Fifa Far Play: Thiago Maia (Brasil-Inter)
Prêmio Puskás: Alejandro Garnacho (Argentina-Manchester United)
Prêmio Marta: Marta (Brasil-Seleção Brasileira/Orlando Pride)