Time da Europa quer tirar Abel Ferreira do Palmeiras

Abel Ferreira é fotografado passando instruções durante um jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A história de Abel Ferreira à frente do Palmeiras está em risco. Graças ao bom trabalho recorrente dos últimos anos, clubes europeus seguem sondando o treinador e o Sporting, de Portugal, é um deles. Ele atuou como jogador por lá e também iniciou a carreira como técnico no clube. Isso pode facilitar uma transferência caso os portugueses façam uma proposta oficial. 

Em quatro anos de Palmeiras, Abel Ferreira se tornou um dos comandantes mais vitoriosos da história do clube. Bicampeão da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro, ele elevou o Alviverde ao patamar de um dos maiores times do continente sul-americano.

Nesta temporada, mesmo caindo precocemente na Copa do Brasil e na competição continental, ele disputou com o Botafogo pelo título brasileiro até a última rodada. A capacidade de desenvolver os jogadores individual e coletivamente, encontrando soluções táticas, além de criar uma mentalidade resiliente nos palestrinos, se tornaram uma marca pessoal.

O trabalho começou a chamar atenção dos clubes europeus. A recolocação do Palmeiras em um patamar de gigante continental não é fruto apenas do alto investimento feito. Nos últimos anos, ele desenvolveu os dois jogadores que resultaram nas duas maiores vendas do Alviverde. Primeiro foi Endrick, vendido ao Real Madrid, da Espanha, e agora Estêvão, negociado com o Chelsea, da Inglaterra.

Recentemente, especulações têm ligado Abel ao Sporting, de Portugal, especialmente após a saída do técnico Rúben Amorim para o Manchester United. Os portugueses, no entanto, teriam que oferecer um projeto sólido para tirar o treinador do Palmeiras. Já que a princípio a presidente Leila Pereira tem interesse em renovar com ele por mais três temporadas, o que coincidiria com o fim do novo mandato dela.

Por enquanto, ele segue no clube paulista, planejando a próxima temporada. O Palmeiras fechou com a contratação do atacante uruguaio Facundo Torres, que estava no Orlando City, dos Estados Unidos, e deve ser apresentado em breve.