BAP é sincero sobre implementação de SAF no Flamengo

BAP toma posse como presidente do Flamengo (Foto: Reprodução)

O novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, usou sua primeira entrevista após assumir o cargo para abordar a profissionalização do clube. Em suas declarações, BAP destacou que a transformação do Flamengo em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) não é a única via para alcançar um modelo mais profissional.

BAP pontuou que o Flamengo pode se organizar de maneira profissional sem a necessidade de adotar a SAF. Em suas palavras, “não precisa ser SAF” para que o clube se torne mais estruturado. O presidente enfatizou que essa mudança é uma escolha, algo que ele optou por implementar com o objetivo de deixar um legado positivo para a instituição. Para ele, a chave está em adotar práticas de gestão modernas e eficientes.

“Muita gente fala que quando o clube é SAF ele é muito profissional. Não tem uma linha no estatuto do Flamengo que diga que a gente não possa se organizar de maneira profissional. Não precisa ser SAF. Se pode fazer isso, não precisamos de ninguém. Eu vou fazer por opção, e como espero deixar um legado pro clube, espero que o Conselho Deliberativo abrace a possibilidade, encampe isso, e ao final do primeiro trimestre do ano que vem, tenha no estatuto do Flamengo o papel de cada vice-presidente do conselho diretor”, pontuou.

A declaração de BAP em transformar o Flamengo em uma gestão mais ‘profissional’, de certa forma, é uma indireta à antiga gestão, comadada por Rodolfo Landim. Isso porque, o ex-presidente passou a defender a implementação de uma SAF no Rubro-Negro, uma medida totalmente contrária aos ideais do novo mandatário.

Além disso, BAP também citou a importância do Conselho Deliberativo no andamento da profisionalização do clube. Nesse cenário, vale destacar que Ricardo Lomba, apoiador de Luiz Eduardo Baptista, foi eleito presidente do CoDe, o que pode auxiliar, e muito, na implementação de novas medidas.

Se a ideia for implementada, ela pode marcar uma nova era no clube. O Flamengo, sob a liderança de BAP, busca não apenas continuar sua trajetória de sucesso dentro de campo, mas também consolidar uma estrutura administrativa que reflita sua grandeza.