Santos: negociação por técnico fracassa e frustra diretoria

Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

Santos sofre nova frustração e técnico Gustavo Quinteros renova com o Vélez Sarsfield

Frustrando mais uma vez o planejamento do Santos para a temporada 2025, o técnico Gustavo Quinteros está próximo de renovar seu contrato com seu atual clube, o Vélez Sarsfield. O treinador chegou a ter um acordo verbal com o clube brasileiro, mas a diretoria do Vélez conseguiu convencê-lo a permanecer por mais um ano, visando a disputa da Copa Libertadores do próximo ano.

De acordo com informações da imprensa argentina, as negociações entre Quinteros e o Vélez incluem um planejamento de reforços para a próxima temporada, o que pesou na decisão do técnico. Com isso, o Santos precisará reavaliar suas opções no mercado para preencher o cargo deixado por Diego Aguirre, demitido ao final da Série B deste ano.

Gustavo Quinteros era o plano C do Santos, após o clube não ter sucesso em suas tentativas de contratar outros nomes. Jorge Sampaoli, a prioridade inicial, acertou sua ida para o Rennes, da França. Luís Castro também esteve próximo de ser contratado, mas seu representante, após visitar as instalações do Santos, optou por recusar o convite.

Outros nomes considerados pela diretoria santista incluíram Pedro Caixinha, Renato Gaúcho, Cuca, Sérgio Conceição, António Oliveira, Pezzolano e Matías Almeyda, mas nenhum foi aprovado de maneira unânime.

Após a recusa de Luís Castro, o departamento de scout do Santos considerou Gustavo Quinteros o nome ideal para liderar o projeto em 2025. Segundo informações do Diário do Peixe, o executivo de futebol Alexandre Gallo chegou a viajar para a Argentina em busca de alternativas, mas a demora nas definições gerou insatisfação entre membros da diretoria, que agora pressionam pela saída de Gallo.

A situação deixa o Santos em um momento delicado. Sem técnico e sem reforços anunciados, o clube terá pouco tempo para organizar a pré-temporada, que começará no dia 5 de janeiro, na Flórida, nos Estados Unidos. A reapresentação do elenco está marcada para dois dias antes, em 3 de janeiro.

O presidente Marcelo Teixeira havia afirmado, recentemente, que o clube já tinha um técnico acertado para 2025, mas a reviravolta com Quinteros adiou novamente os planos do Santos.

Gustavo Quinteros, que comandou o Vélez em uma temporada marcada por boas campanhas, conquistou a Liga Nacional e foi vice-campeão da Copa Argentina. O desempenho e o planejamento do clube argentino, aliado à oportunidade de disputar a Libertadores, foram decisivos para a permanência do treinador.