A declaração de Emerson Leão direcionada a Abel Ferreira, do Palmeiras

Abel Ferreira em Jogo pelo Palmeiras - Foto reprodução

Emerson Leão, ex-goleiro e tricampeão mundial, fez uma declaração contundente ao criticar a ideia de que a seleção brasileira deveria ser comandada por um técnico estrangeiro. 

O comentário vem em um momento de incerteza sobre o futuro de Dorival Júnior à frente da seleção, e apesar do sucesso de Abel Ferreira no Palmeiras, Leão defende que a seleção deve ser dirigida por um brasileiro.

O sucesso de Abel Ferreira e a rejeição à seleção

Em entrevista ao canal de Duda Garbi no YouTube, Leão destacou o crescimento de Abel Ferreira à frente do Palmeiras, mas não deixou de enfatizar que o português não é a melhor opção para a seleção brasileira. 

Vale destacar que, antes de assumir o comando do Palmeiras, Abel era um nome pouco conhecido no futebol mundial. 

“Nós pegamos alguns estrangeiros que ninguém conhecia nem lá fora. O Abel se tornou um bom treinador aqui. Era uma incógnita. Ele aprendeu tudo o que podia, ensinaram e está usando”, afirmou o ex-goleiro.

Leão ainda relatou uma conversa que teve com o treinador português, dizendo-lhe que compraria um apartamento em Cascais, Portugal, caso ele fosse bem-sucedido no Palmeiras. 

“Ele ia ter para comprar a cidade se fosse bem no Palmeiras. Hoje ele é milionário por mérito dele. Mas fica lá. Na seleção, não”, acrescentou, deixando claro que, para ele, a seleção brasileira deve ser comandada por um treinador local.

A crítica ao possível técnico estrangeiro

O ex-jogador acredita que a história gloriosa da seleção brasileira, que venceu a Copa do Mundo com treinadores brasileiros, não deve ser ignorada. 

“Nós fomos campeões só com os nossos brasileiros. Eles tinham medo da gente”, contou Leão, lembrando de sua própria experiência como atleta.

Sendo assim, Leão se posiciona firmemente contra a ideia de trazer estrangeiros para a seleção e deixa claro seu desconforto com a possibilidade de uma mudança. Isso porque ele acredita que os brasileiros têm total capacidade de voltar a liderar o futebol mundial.