Fluminense ou Santos? Entenda a situação de Zé Rafael, do Palmeiras

Zé Rafael em ação pelo Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/ Palmeiras)

Antes do ano acabar, vários clubes brasileiros seguem no mercado em busca de negociações que qualifiquem os elencos. Entre os movimentos estavam o interesse tanto do Fluminense quanto do Santos na contratação do meio-campista do Palmeiras, Zé Rafael. De um lado pesa a possibilidade da troca de jogadores, enquanto o outro acena com uma viabilidade financeira melhor.

Depois de se garantir na Série A do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Tricolor das Laranjeiras definiu a permanência do treinador Mano Menezes e já deu andamento nos objetivos do planejamento para a próxima temporada. 

O clube carioca tem aproveitado a intertemporada para mapear o mercado e encontrar oportunidade de fazer bons negócios. Um dos atletas monitorados é o meia Zé Rafael, que pertence ao Palmeiras, mas que não deve permanecer no Palestra Itália. Isso porque o time palestrino também está em processo de reformulação de elenco e o jogador quer atuar mais em 2024. Durante o ano, por muitas vezes ele perdeu o posto de titular e acabou se tornando um suplente no esquema de Abel Ferreira.

Tendo esse cenário como base, os mandatários do Fluminense tentam uma negociação pelo atleta tendo como base outra negociação. Os cariocas queriam oferecer o volante Martinelli, de 23 anos, como moeda de troca por Gabriel Menino. Mas a transação não deve acontecer, já que o Palmeiras o envolveu na compra do atacante Paulinho, do Atlético-MG. Esse era o primeiro passo do presidente Mário Bittencourt para tentar levar Zé Rafael para Xerém. 

Outro empecilho seria o alto salário que o jogador recebe no Alviverde e se tentava uma redução salarial para que se adequasse à realidade do clube. 

Por outro lado, o Tricolor das Laranjeiras também tem um forte concorrente nesse negócio. O Santos tem a intenção de contar com Zé Rafael e ofereceu bases salariais que atenderiam aos pedidos do jogador. Certo é que o Peixe ainda sequer definiu qual será o novo comandante do time e as tratativas também não tiveram um desfecho.