A Conmebol sorteou na última quinta-feira (19/12) os jogos das fases preliminares da competição mais importante da América do Sul. Em um evento em Luque, no Paraguai, a entidade máxima do continente Sul-Americano definiu quais serão os primeiros confrontos do torneio e quando eles acontecerão.
A primeira fase da competição continental não terá a presença de clubes brasileiros, para sorte dos adversários. Afinal, a Libertadores tem visto uma supremacia dos times do Brasil nos últimos anos. De 2010 a 2024, 11 dos campeões são do país.
Desde que a Conmebol alterou o formato de disputa da final, para uma partida única, nenhum representante que não fosse brasileiro a venceu. Na edição desta temporada, inclusive, o confronto decisivo foi marcado pelo embate entre Atlético-MG e Botafogo, do qual o Glorioso saiu vitorioso.
Em 2025, 8 equipes nacionais têm vaga garantida na competição. Além claro do atual campeão Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Corinthians e Bahia também tentarão alcançar a Glória Eterna.
As fases preliminares, divididas entre três etapas, terão início no dia 5 de fevereiro e no dia 12, o desfecho. Um representante da Bolívia enfrentará o El Nacional, o Nacional, do Paraguai, pega o Alianza Lima, do Peru, e o Monagas estará cara a cara com o Defensor.
Já a segunda fase, na qual Corinthians e Bahia entram, acontecerá nos dias 19 e 26 de fevereiro. O time do Parque São Jorge pega o Universidad Central, da Venezuela, enquanto o Tricolor de Aço espera uma definição na Bolívia.
Para a terceira fase, oito equipes avançam para decidir quais quatro competidores irão à fase de grupos da competição. Os jogos acontecerão nos dias 5 e 12 de março.
Calendário da Libertadores 2025
- Primeira fase: 5 e 12 de fevereiro
- Segunda fase: 19 e 26 de fevereiro
- Terceira fase: 5 e 12 de março
- Fase de grupos: 2 de abril a 28 de maio
- Oitavas de final: 13 a 20 de agosto
- Quartas de final: 17 a 24 de setembro
- Semifinais: 22 a 29 de outubro
- Final: 29 de novembro