A passagem de David Luiz pelo Flamengo não ficará marcada ”apenas” pelas conquistas dentro de campo, mas principalmente por sua importância fora dele. Nesses mais de três anos, tornou-se comum ver jogadores relatando o impacto do zagueiro em suas respectivas retomadas no clube – desde os jovens aos mais experientes. A relação mais simbólica desse período talvez seja a do defensor com Rodinei, que deixou o Rubro-Negro enaltecido pela torcida após a conquista da Copa do Brasil 2022. O lateral, aliás, fez um texto emocionante para agradecer ao amigo por todo acolhimento e desejar sorte na próxima etapa da carreira.
- Flamengo emite nota oficial sobre David Luiz
- A estratégia do Flamengo para contratar seu próximo atacante
Em seu texto, Rodinei recordou justamente os inúmeros casos em que a presença e os conselhos de David Luiz fizeram toda diferença nos bastidores. E, por fim, descreveu-se como alguém privilegiado por cultivar uma grande amizade com o zagueiro.
“Humildade é uma pessoa grande que trata todas as outras como se fossem maiores. E essa pessoa é você, meu irmão David Luiz. Não poderia deixar de passar aqui para te dar os parabéns por tudo que você viveu dentro do Mengão. Eu sei muito bem quantas pessoas você ajudou, o tanto que você desfrutava todos os dias e a felicidade que ficava ao ver outra pessoa melhorando”, e concluiu:
“Me sinto privilegiado pela oportunidade de ter jogado ao seu lado, ter vencido ao seu lado e de ter construído uma grande amizade contigo. Desejo tudo de melhor para você nos seus novos desafios, e que Deus continue te abençoando. Para cima, cabeleira. Você é grande. Muitos falam, poucos sabem”, escreveu Rodinei.
Rodinei e David Luiz
O lateral-direito chegou à Gávea em janeiro de 2016, mas só caiu definitivamente nas graças da torcida seis anos depois, em 2022. Rodinei, porém, divide os méritos da reviravolta com o ”pai” e ”personal coach” David Luiz, que praticamente o liderou em uma das retomadas mais memoráveis de um atleta dentro do clube.
Um dos nomes históricos do tetracampeonato da Copa do Brasil, em 2022, Rodinei ficou genuinamente emocionado ao falar sobre a relação com o amigo em sua saída do Flamengo. David Luiz, aliás, também chorou com a primeira conquista do lateral após ida à Europa – o título da Conference League de 2024.
“O David é um irmão, é um pai para mim. A grandeza que esse cara tem é surreal. Para mim, muitas pessoas tinham que ser como David Luiz e ter a humildade dele. Como você disse, ele ganhou a Champions League, ganhou tudo na Europa, entende? Ele não precisava tirar o tempo dele paa me ajudar como me ajudou em 2022”, e prosseguiu:
“Ele fez um gol contra o Vasco num clássico e, em vez de desfrutar por esse gol, ele vai para entrevista e diz que estava mais feliz com o Rodinei sendo campeão. Para mim, é uma coisa surreal, só demonstra a grandeza que ele tem. É um cara que vou levar para o resto da vida, sempre como um pai”, disse Rodinei.
O lateral deixou de ser terceira opção na lateral, atrás de Maurício Isla e Matheuzinho, para marcar o gol do tetracampeonato nacional do Flamengo. Muito, como dito pelo próprio, por auxílio do ”pai” e amigo David. “Desde quando cheguei, tive chance de conhecer histórias que me tocaram do lado pessoal. O Rodinei é uma delas. Um cara que todo mundo ama, de um coração gigante. Que eu cheguei aqui e vi órfão, no sentido de que “coisa boa é para nós, coisa ruim é você aqui sozinho”. Eu não falo só no clube, mas de tudo”, recordou o zagueiro.
Saída do Flamengo
David Luiz se despede do Flamengo pouco mais de três anos após sua chegada, em setembro de 2021. Multicampeão pelo clube, o zagueiro disputou 134 jogos com o Manto, venceu 76 jogos, empatou 29 e sofreu com o mesmo número de derrotas. O defensor marcou quatro gols e contribuiu com duas assistências em mais de 10 mil minutos jogados pelo clube.
O zagueiro deixa o Rubro-Negro campeão da Libertadores (2022), da Copa do Brasil (2022 e 2024) e do Campeonato Carioca (2024).