Flamengo quer contratar atacante do Shakhtar Donetsk

Escudo do Flamengo no gramado do Maracanã (Foto: Reprodução)

Os problemas de fluxo de caixa, herdados da gestão Rodolfo Landim, não serão impeditivos para equacionar carências no elenco do Flamengo em 2025. Não à toa, o Rubro-Negro decidiu explorar o mercado em buscas de opções ‘fora da bolha’ e chegou ao nome de Lassina Traoré, que pertence ao Shakhtar Donetsk. O diretor José Boto e o chef de scout Fernando Mattos são entusiastas da contratação do atacante de 23 anos.

Lassina Traoré deixou o Ajax (HOL) para transferir-se ao Shakhtar Donetsk justamente a pedido de José Boto e Fernando Mattos, quando ambos trabalhavam no clube ucraniano. Agora no Flamengo, os dirigentes voltaram a fazer excelentes referências ao atacante de 23 anos, que chegaria à Gávea para substituir Gabigol. O jovem também desperta interesse de clubes da Premier League.

No entanto, ainda de acordo com o perfil ‘FlaBase’, em parceria com Alexandre Mattos, a contratação do atacante passa longe de ser simples. A questão financeira e a vigência do contrato com o Shakhtar Donetsk, por exemplo, surgem como imbróglios. Isso porque o valor de mercado de Traoré gira em torno de 5,6 milhões de euros (R$ 35 milhões na cotação atual), e o vínculo com o clube ucraniano tem validade até 30 de junho de 2026.

Lassina Traoré

Nascido em Burquina Fasso, na África, Lassina Chamste Soudine Franck Traoré defende o Shakhtar Donetsk e a seleção nacional. Apesar de jovem, o atacante iniciou sua trajetória pelo futebol europeu aos 18 anos, em janeiro de 2019, após firmar um contrato de três anos e meio com o Ajax.

O atacante deixou o clube neerlandês em junho de 2021, quando aceitou transferir-se ao Shakthar Donetsk em uma operação de cerca de 10 milhões de euros à época. Não demorou muito para Traoré se firmar na equipe ucraniana e alcançar números significativos pelo clube, com 36 participações em gols desde sua estreia. São 22 tentos e 14 assistências em 83 jogos disputados.

José Boto no Flamengo

O novo diretor de futebol do Flamengo chega ao clube como um dos nomes mais relevantes da gestão Luiz Eduardo Baptista. José Boto tem como promessa e meta transformar a forma como o Rubro-Negro investe em jogadores e, principalmente, administra a pasta. A experiência como analista de desempenho tende a ajudá-lo em sua trajetória pelo Brasil.

Boto assumirá, portanto, a liderança de todo departamento de contratações do clube – incluindo a seleção de treinadores. A decisão de manter Filipe Luís partiu dele, inclusive. O português gosta de trabalhos longevos e trabalha muito em parceria com o treinador de sua confiança.