Os motivos pelo quais David Luiz não renovou com o Flamengo

David Luiz em Vélez x Flamengo pela Libertadores (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A decisão de não renovar com David Luiz surpreendeu muitos torcedores do Flamengo. No último domingo (22), o clube anunciou oficialmente a saída do zagueiro, que tem contrato válido até 31 de dezembro. 

Idade e salário pesaram na balança

O novo diretor técnico do Flamengo, José Boto, e Filipe Luís lideraram a análise sobre a permanência de David Luiz. Embora a diretoria tenha inicialmente cogitado a renovação, questões financeiras e a idade do jogador foram determinantes. 

Vale destacar que David Luiz completará 38 anos em abril de 2025 e, atualmente, possui um dos salários mais altos do elenco. Além disso, nos últimos meses, o zagueiro perdeu a titularidade para Léo Pereira, Fabrício Bruno e Léo Ortiz, que estão em melhores condições técnicas.

Com isso, o custo para manter o jogador no elenco foi considerado elevado. Dessa maneira, a nova gestão do Flamengo, liderada por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, decidiu que não seria viável renovar o contrato do defensor. Sendo assim, a saída de David Luiz foi oficializada, e ele foi comunicado da decisão no domingo.

David Luiz queria ficar

Cabe ressaltar que o zagueiro havia demonstrado interesse em permanecer no clube. Durante a gestão do ex-presidente Rodolfo Landim, David Luiz chegou a afirmar que aceitaria uma redução salarial para seguir vestindo o Manto Sagrado. 

No entanto, mesmo com essa possibilidade, a nova administração optou por uma reformulação no elenco, priorizando a redução de custos e a renovação do grupo.

Números e conquistas pelo Flamengo

Desde sua chegada ao Flamengo, no fim de 2021, David Luiz disputou 132 partidas, acumulando 75 vitórias, 28 empates e 29 derrotas. O defensor marcou quatro gols, deu duas assistências e conquistou títulos importantes: uma Libertadores, duas Copas do Brasil e um Campeonato Carioca.

Portanto, apesar da saída, a trajetória do zagueiro no clube será lembrada por grandes momentos e conquistas.