Corinthians tem queda significativa em estatística nesta temporada

Bandeira do Corinthians (Foto Reprodução/Instagram)

Em uma temporada marcada por altos e baixos, o Corinthians tem mais razões para comemorar do que se lamentar em 2024. Isso porque além de alcançar o objetivo de garantir uma vaga na Pré-Libertadores, o clube paulista viu uma melhora significativa nas questões relacionadas ao departamento médico.

Em comparação aos dois anos anteriores, a evolução foi marcante. Em 2024, segundo dados do ‘GE’, o Corinthians teve 31 desfalques por problemas médicos, uma redução de 20,5% em relação a 2023. Na época, foram 39 baixas.

Se comparados os números da temporada que se encerrou com 2022, a discrepância é ainda maior, e aponta uma evolução de 51,5% no quesito. Há dois anos, o Timão perdeu 64 jogadores por lesão e foi o segundo clube que mais sofreu com baixas na época, atrás apenas do Botafogo, com 66.

Ainda de acordo com o balanço, Palacios foi o maior prejudicado por lesões, ficando fora de 68 partidas. Ele apresentou lesão no menisco do joelho, retirou um pedaço, depois foi submetido à artroscopia no joelho para tratar cartilagem, e não jogou mais em 2024.

Com números quase nulos e absolutamente inferiores em comparação a Palacios, Igor Coronado e Yuri Alberto também aparecem na lista, com três passagens pelo DM cada, mas poucas ausências em jogos. Yuri perdeu cinco, enquanto Igor foi baixa oito vezes.

O relatório também destaca a situação de Maycon, que teve temporada sofrida. O volante passou por uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito em abril, e não atuou mais. Ao todo, o volante, que era titular absoluto, perdeu 53 jogos. A pesquisa, vale destacar, considerou a janela entre  01 de janeiro e 20 de dezembro de 2024.

Apesar das lesões, o Corinthians tem demonstrado um progresso na questão física de seus jogadores. A redução no número de lesões é um reflexo de maior eficiência do departamento médico, que busca evoluir e ter um time mais bem preparado para 2025.