O artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro terá casa nova em 2025. As diretorias de Ceará e Bahia acertaram na última semana uma negociação pelo jogador de 24 anos, que foi peça crucial para a volta do Vozão para a elite do futebol brasileiro e agora reforça o Tricolor de Aço para a disputa da Libertadores.
- Bahia: a declaração de Gabriel Xavier sobre a Libertadores de 2025
- Estudo revela grande risco para clubes do Brasileirão Série A
Depois de dois anos afastado da Primeira Divisão do Brasileirão, o Ceará está de volta. O clube foi rebaixado na edição de 2022 e tentava o retorno à elite do futebol brasileiro desde então. Em 2023, não esteve sequer perto de conseguir o acesso e terminou na 11ª posição. Por outro lado, nesta temporada, se manteve perto da zona classificatória e abocanhou a vaga que parecia ser do Novorizontino.
O Vozão conquistou quatro vitórias seguidas nas últimas cinco rodadas, enquanto que o time paulista derrapou. Foram apenas duas vitórias, um empate e duas derrotas no mesmo recorte. Algo que fez o Alvinegro assumir a quarta posição.
Um dos destaques sob o comando de Léo Condé foi o atacante de 24 anos, Erick Pulga. Ele chegou no time cearense na última temporada, depois de ser adquirido em definitivo junto ao Atlético Cearense. Em 2023, fez 18 jogos e marcou apenas um gol. No entanto, com o calendário mais cheio, entrou em campo em 51 ocasiões e balançou as redes 22 vezes e deu três assistências.
O grande desempenho o fez artilheiro da Série B, com 13 tentos marcados, e também chamou atenção de alguns times brasileiros. Cobiçado, o atacante, junto da diretoria do Ceará, chegou a um acordo para vestir a camisa do Bahia, pelas próximas cinco temporadas, segundo o jornalista André Hernan.
Ele chega ao Tricolor de Aço com a expectativa de qualificar o setor ofensivo da equipe comandada por Rogério Ceni, na volta à Copa Libertadores da América depois de 36 anos. Erick Pulga deve fazer os exames médicos, assinar contrato e ser anunciado nos próximos dias para, assim, se juntar ao elenco que viajará para Girona, na Espanha, para fazer a pré-temporada.
Enquanto os jogadores do time principal estarão no continente europeu, os garotos do sub-20 devem fazer a estreia pelo Campeonato Baiano no dia 12 de janeiro, contra o Jacuipense, fora de casa.