A caminhada dos times em busca da Glória Eterna 2025 ainda não começou, mas a próxima edição da Copa Libertadores já está com todos os 47 times definidos. O Atlético Nacional, da Colômbia, e o Blooming, da Bolívia, foram os últimos clubes a garantir suas vagas, completando o quadro de participantes.
- Renato Maurício Prado aponta time que vai ser eliminado da Libertadores
- Reforço confirmado, times na Libertadores e jogadores que vão retornar: as últimas notícias do Fortaleza
A competição está marcada para começar no dia 5 de fevereiro com os confrontos da fase prévia, e o sorteio para a fase de grupos ocorrerá em 19 de março – com os jogos dessa fase se iniciando em 2 de abril.
Vale destacar que as vagas em aberto já estavam destinadas a um time da Colômbia e outro da Bolívia, só faltando, então, definir quais clubes se classificariam. O Blooming garantiu a participação na fase prévia através do desempenho na tabela geral da Bolívia, que leva em consideração o desempenho dos clubes nas competições nacionais ao longo do ano.
Por sua vez, o Atlético Nacional se classificação diretamente à fase de grupos após conquistar o Torneio Clausura do Campeonato Colombiano, competição que corresponde ao segundo semestre do ano.
Com isso, o Blooming já tem um adversário definido para a primeira rodada prévia: o El Nacional, do Equador. Caso o time boliviano vença o confronto, poderá enfrentar o Corinthians na terceira fase.
Como funciona a Libertadores?
Antes da fase de grupos, que abriga os clubes diretamente classificados, o torneio continental tem três fases prévias. As equipes brasileiras e argentinas entram na competição pelo menos na segunda fase, com o desafio de avançar após duas rodadas de mata-mata.
Recentemente, o sorteio da fase prévia definiu os confrontos. Os 22 times da etapa foram divididos em potes, baseado na posição no ranking da Conmebol. Bahia e Corinthians, que representam o Brasil, terão adversários desafiadores. O Esquadrão de Aço enfrentará o The Strongest, da Bolívia, enquanto o Timão jogará contra a Universidad Central, da Venezuela.
Times classificados
- BRASIL – Flamengo, Botafogo, Palmeiras, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Corinthians e Bahia
- ARGENTINA – Racing, Estudiantes, Vélez Sarsfield, Talleres, River Plate, Central Córdoba e Boca Juniors
- BOLÍVIA – San Antonio Bulo Bulo, Bolívar, The Strongest e Blooming
- CHILE – Colo Colo, Universidad de Chile, Deportes Iquique e Ñublense
- COLÔMBIA – Atlético Bucaramanga, Tolima, Independiente Santa Fe e Atlético Nacional
- EQUADOR – Barcelona de Guayaquil, El Nacional, Independiente del Valle e LDU
- PARAGUAI – Libertad, Olimpia, Cerro Porteño e Nacional
- PERU – Universitario, Sporting Cristal, Melgar e Alianza Lima
- URUGUAI – Peñarol, Nacional, Boston River e Defensor Sporting
- VENEZUELA – Carabobo, Deportivo Táchira, Universidad Central e Monagas