O Vasco da Gama vive um carrossel de emoções à espera de Joaquín Lavega, de 19 anos. Otimista por um acerto com o atacante do River Plate (URU), o Cruzmaltino vê a concorrência pelo uruguaio crescer e teme ficar atrás na disputa pela contratação tida como oportunidade de mercado. Atlético-MG e Fortaleza seriam os outros clubes interessados no jovem.
- Conselheiros tomam atitude importante para futuro do Vasco
- Atlético-MG define prazo por novo técnico
Lavega está em fim de contrato com o River Plate e, portanto, chegaria de graça ao futebol brasileiro. O desempenho do jovem no Campeonato Uruguaio agrega ao trâmite sem custos e faz jus à análise cruzmaltina em vê-lo como oportunidade no mercado de transferências.
Destaque no futebol uruguaio, Lavega marcou 11 gols em 35 jogos na temporada. O jovem ainda contribuiu com cinco assistências nesse período. Pelo Campeonato nacional, por exemplo, o atacante participou diretamente de seis tentos da equipe em 14 partidas disputadas – com cinco bolas na rede.
Vasco da Gama
A ‘invasão’ cruzmaltina às redes sociais de Joaquín despertou curiosidade no jovem, que, de acordo com o Lance!, buscou mais informações sobre o clube com conhecidos. O encanto do jovem com o movimento da torcida serve de ”carta na manga” para o Vasco da Gama, que mantém otimismo pelo desfecho positivo da negociação.
Joaquín também tem recebido apoio de companheiros da seleção uruguaia para assinar com o Vasco. O meia Mauro Zalazar, irmão de Rodrigo Zalazar, já negociou com o Cruz-Maltino em outra oportunidade e fez ótimas referências ao clube. O zagueiro Allan Matturro e o lateral Facundo González também são entusiastas da possível contratação.
O Vasco, aliás, estava tranquilo quanto às tratativas e acompanhava a convicção da imprensa uruguaia em garanti-lo como novo reforço da equipe. O cenário mudou nesta quarta-feira (25) quando soube do interesse do Atlético-MG e do Fortaleza – equipes com poderio financeiro mais elevados.
Atlético-MG e Fortaleza
O Alvinegro talvez seja o principal concorrente do Vasco da Gama por Joaquín nesta altura da janela. Isso porque segundo informações do portal “FalaGalo”, o Atlético-MG enviou um representante do departamento de futebol a Montevidéu, no Uruguai, para abrir conversas pelo jovem.
O Atlético-MG negociou Paulinho com o Palmeiras e se enfraqueceu ofensivamente para 2025. O setor é uma das prioridades da equipe alvinegra para próxima temporada.
A equipe de Vojvoda também aparece como possível destino de Lavega no próximo ano. O Fortaleza formalizou uma oferta pelo uruguaio e aguarda uma reposta para avançar nas tratativas.
Joaquín Lavega
As habilidades e os números de Joaquín Lavega o colocaram em evidência no futebol sul-americano. O atacante de 19 anos se caracteriza como um jogador de velocidade e de extrema precisão nas finalizações, além de exímio driblador.